Aproveitamento de Resíduos Orgânicos na Produção Alimentícia: Percepção dos Consumidores de Zé Doca / Use of Organic Waste in Food Production: Perception of Consumers in Zé Doca

Authors

  • Lucelia Costa Silva Gabriel Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lisandra Maria da Silva Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-836

Keywords:

Aproveitamento. Resíduos Domiciliares. Beneficiamento de Alimentos.

Abstract

No Brasil, São frequentes a produção e o acúmulo de resíduos orgânicos gerados pelas pessoas, e com isso há um grande desperdício desses resíduos. Provocando graves problemas ambientais e na saúde da população. A importância de avaliar o conhecimento da população sobre o aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados na produção de alimentos, tornou-se relevante para maior esclarecimento e compreensão do assunto. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo verificar o conhecimento populacional a respeito do aproveitamento de resíduos orgânicos para a produção alimentícia. Os resultados obtidos demonstram que dos 35 pesquisados, 74% (26) diz ter conhecimento do que são resíduos orgânicos e 60% (21) não tem conhecimento desses resíduos orgânicos para o aproveitamento de subprodutos para a alimentação. 100% dos pesquisados afirmaram não ter nenhum trabalho ou programa para o aproveitamento de resíduos orgânicos para alimentação dentro do município. Um dos agravantes que interferem nessa prática é a rejeição que se tem desses alimentos reaproveitados. Acredita-se que a inclusão de programas e a conscientização dentro do município mudaria esse contexto.

References

BASILE, L. Impactos do desperdício de alimentos. Jornal do Comércio 2019. Disponível em:

CÁLCULO AMOSTRAL. Disponível em:< https://www.solvis.com.br/calculos-de-amostragem/ >. Acesso em 5 de novembro de 2018.

CARDOSO, F. C. I.; CARDOSO, J. C. O problema do lixo e algumas perspectivas para redução de impactos. Ciência e Cultura, v. 68, n. 4, São Paulo Oct./Dec. 2016.

CARDOSO, F. T. et al. Aproveitamento integral dos alimentos e o seu impacto na saúde. Sustentabilidade em Debate, Brasília, v. 6, n. 3, p. 131-143, set/dez 2015.

COSTA, M. C. et al. Comparação dos parâmetros físicos-químicos e químicos pós alimentícios obtidos de resíduos de abacaxi. Revista Agronômica, v. 3, n. 2, p. 228-232. 2007.

CUNHA S. H. O.; SILVA C. A. Redução de resíduos orgânicos de alimentação coletiva, a partir da otimização do consumo e conservação de alimentos. Revista da Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, Urcamp Bagé – RS, v. 1, n.1. 2017.

DAMIANI, C. et al. Aproveitamento de resíduos vegetais para a produção de farofa temperada. Revista Alimentação e Nutrição, Araraquara, v. 22, n. 4, p. 657-662, out/nov, 2011.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Perdas e desperdício de alimentos. EMBRAPA, 2015. Disponível em:

EVANGELISTA, J. Tecnologia de Alimentos. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. P.587-596

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA, IBGE. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 de junho de 2019.

LAURINDO, T. R. Aproveitamento Integral dos Alimentos. Interciência & Sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em; . Acesso em: 29 de setembro de 2020.

MEDEIROS, P. V. D. Reaproveitamento e caracterização de resíduos orgânicos provenientes do programa mesa da solidariedade da CEASA/RN.2005, Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Programas evitam o desperdício de alimentos. MMA, 2017. Disponível em:

NERIS, T. S. et al. Avaliação físico-química da casca da banana (Musa spp)

in natura e desidratada em diferentes estádios de maturação. Ciência e Sustentabilidade CeS, Juazeiro do Norte, v. 4, n. 1, p. 5-21, jan/jun, 2018.

PRODANOV C. C.; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho ciêntifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul: Universidade FEVALLE, 2013.

STEVANATO, F. B. et al. Avaliação química e sensorial da farinha de resíduos de tilápias na forma de sopa. Cien. Tecnol. Aliment. v. 27, n. 3, Campinas, July/Sept. 2007.

TORRES apud OLIVEIRA, S. D. et al. Controle de resíduos sólidos orgânicos em Universidades Públicas do Nordestes. Universidade Federal, Natal, 2011. Universidade Federal de Campina Grande/ Centro de Educação e Saúde.

Published

2021-03-31

How to Cite

Gabriel, L. C. S., & Carvalho, L. M. da S. (2021). Aproveitamento de Resíduos Orgânicos na Produção Alimentícia: Percepção dos Consumidores de Zé Doca / Use of Organic Waste in Food Production: Perception of Consumers in Zé Doca. Brazilian Journal of Development, 7(3), 33030–33044. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-836

Issue

Section

Original Papers