Educação do campo das águas e das florestas: uma reflexão sobre a formação de professores no contexto amazônico/ Education of the field of waters and forests: areflection on teacher training in the contexto amazon

Authors

  • Lucinete Gadelha da Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-068

Keywords:

Formação docente, Pedagogia do Campo, Contexto amazônico.

Abstract

Este artigo visa refletir sobre os processos formativos na Educação do Campo, das águas e das florestas na Universidade do Estado do Amazonas-UEA que vem se construindo a partir de espaços coletivos e entre esses destacamos o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC). Nos procedimentos metodológicos propostos enveredamos pela abordagem qualitativa num estudo de caráter bibliográfico. Verificamos que, diante de um contexto social, cada vez mais injusto, vem à tona a necessidade de um movimento de organização das camadas populares na luta pelos seus direitos básicos no campo político no âmbito educacional. Portanto, essas experiências formativas na UEA trazem à tona o desafio de construirmos propostas e se materializam em práticas que poderão contribuir, na contextualização do ensino frente aos desafios do contexto amazônico.

References

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento sem Terra: escola é mais do

que escola. Petrópolis, rio de janeiro: Vozes, 2000.

__________, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento sem-terra. 3 ed. São Paulo:

Expressão Popular, 2004.

CALDART, Roseli Salete. (Org.). Por uma Educação do Campo. 4 ed. – Petrópolis,

RJ: Vozes, 2009.

COSTA, Lucinete Gadelha da. Educação do Campo: Uma Experiência de Formação

do (a) do Educador (a) no Estado do Amazonas. 2012. 179 f. Tese (Doutorado em

educação) – Universidade Federal da Paraíba, Joao Pessoa. 2012.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra,

_____________. Educação e mudança. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2001.

_____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. 46 ed.: Paz e Terra, 2005.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, l997.

JESUS, Sonia Meire S. A. de; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma Educação do

Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo.5ºVol. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2004.

MOLINA, Mônica Castagna, JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo. Por uma Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional, 2004.

Published

2021-04-04

How to Cite

Costa, L. G. da. (2021). Educação do campo das águas e das florestas: uma reflexão sobre a formação de professores no contexto amazônico/ Education of the field of waters and forests: areflection on teacher training in the contexto amazon. Brazilian Journal of Development, 7(4), 34331–34342. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-068

Issue

Section

Original Papers