A pedagogia da alternancia e suas possibilidades para os estudantes do campo: um estudo de caso sobre a escola família agrícola de Sobradinho-BA / The pedagogy of alternancy and its possibilities for students in the field: a case study about the escola família agrícola of Sobradinho-BA

Authors

  • José Inaldo Valões Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Guilherme Ernesto de Andrade Neto
  • Kleyton Gualter de Oliveira Silva
  • Cleiton Lin Oliveira da Silva
  • Maria de Fátima Amaral Alencar Nascimento
  • Ronaldo Bitencourt de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-128

Keywords:

Pedagogia da alternância, Estudantes, Campo, Comunidades rurais, Diversidade

Abstract

No presente estudo pretendemos discutir sobre como a pedagogia da alternância, veiculada a uma base curricular diversificada, tem sido mobilizada pela Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS), para formação de estudantes oriundos das comunidades rurais sem limitar suas perspectivas de futuro a vida no campo. As novas possibilidades que se desnudam para esses estudantes nuançam os estereótipos construídos mediante os pressupostos de uma Sociologia com fundamentos durkheimiano, que associa a esses indivíduos os mesmos critérios aplicados para categorizar o campo, opondo-o a cidade. Os dados dispostos no corpo do texto foram colhidos a partir de técnicas consagradas pelas pesquisas qualitativas, assim, durante um mês imergimos no cotidiano da mencionada escola, o que nos possibilitou tecer relações de confiança com os estudantes e posteriormente realizar entrevistas seguindo roteiros semiestruturados. Concluímos ponderando que a formação diversificada proposta pela escola, organizada a partir da pedagogia da alternância tem contribuído para ampliação dos horizontes existências dos estudantes, possibilitando-lhes construir perspectivas de vida diversas, tanto no campo, quanto na cidade. Perspectivas que foram expressas nas falas dos entrevistados, que revelaram anseios variados, assim, enquanto o primeiro deseja retornar a sua comunidade para contribuir com o desenvolvimento sustentável da mesma, o segundo pretende trabalhar como analista de sistemas de uma grande empresa na cidade, ao passo que a terceira entrevistada projeta desenvolver atividades tanto no campo, quanto na cidade.

 

 

References

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.

TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes, TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/agosto.

SOROKIN, P. A. ZIMMERMAN, C.C. GALPIN, C.J. Diferenças fundamentais entre o mundo rural e o urbano. In Martins, J.S. (coord). Op. Cit.CARMO, R.M. A construção sociológica do espaço rural: da oposição. Sociologia, ano 11, no. 21, jan/jun, p. 252-280, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Published

2021-04-06

How to Cite

Valões, J. I., Neto, G. E. de A., Silva, K. G. de O., da Silva, C. L. O., Nascimento, M. de F. A. A., & de Oliveira, R. B. (2021). A pedagogia da alternancia e suas possibilidades para os estudantes do campo: um estudo de caso sobre a escola família agrícola de Sobradinho-BA / The pedagogy of alternancy and its possibilities for students in the field: a case study about the escola família agrícola of Sobradinho-BA. Brazilian Journal of Development, 7(4), 35171–35180. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-128

Issue

Section

Original Papers