Percepções de professores e alunos acerca da leitura nas aulas de língua portuguesa no ensino médio/ Perceptions of teachers and students about reading practice in portuguese language classes in high school

Authors

  • Chrystiane Camila Cotrim
  • Joneide do Nascimento Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-177

Keywords:

Língua Portuguesa, Leitura, Ensino Médio.

Abstract

Este artigo propõe-se a verificar como são aplicadas as práticas de leitura no Ensino Médio e como estas são percebidas pelos professores e pelos alunos. Atrelado a isso, tem-se como objetivo geral compreender como são desenvolvidas as práticas de leitura pelo professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio e como objetivos específicos: averiguar qual a didática, o método e quais materiais são utilizados pelo professor de Língua Portuguesa para prática de leitura na sala de aula; observar a participação e o interesse dos alunos na sala de aula nas atividades de leitura e verificar como o professor avalia os alunos com relação à leitura. Além da pesquisa teórica, realizou-se a pesquisa de campo em uma escola pública do Distrito Federal. Escolheu-se a dimensão quanti-qualitativa e exploratória. Primeiramente, observaram-se as aulas de Língua Portuguesa (LP). Posteriormente, entregou-se um questionário aos professores e outro aos alunos para levantamento do perfil do público respondente e investigação das percepções de professores e alunos sobre a leitura em sala. Os resultados apontam que o professor, geralmente, não procura despertar nos alunos o interesse pela leitura e que muitos destes ainda veem a leitura como algo obrigatório. Conclusão: A leitura é essencial para o desenvolvimento social e cultural do discente. Cabe à escola e aos professores potencializar o aluno para essa prática, com suporte em diversos materiais. O docente precisa buscar formas para estabelecer entre o aluno e o texto o diálogo necessário, utilizando estratégias cognitivas para aproximação e incentivo à leitura prazerosa e crítica.

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Brasília, DF, 1997.

. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, DF, 1998.

. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

ELIAS, Vanda Maria (Org.). Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e Prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 45. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo : Atlas, 1991.

KLEIMAN, Angela. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais & Ensino. 5. ed. São Paulo: Lucerna, 2002.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

. A Leitura no Contexto Escolar. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_05_p063-070_c.pdf. Acesso em 02/05/2016 às 16h50min.

SILVA, Francisca Oleniva B. Percepções de universitários acerca das diferentes formas de escritas: um estudo sobre as linguagens nas redes sociais. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade Católica de Brasília, 2012. Disponível em: http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1917. Acesso em: 17/04/2016 às 13h41min

SOLÉ, Izabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed Editora, 1998.

?

Published

2021-04-07

How to Cite

Cotrim, C. C., & Gomes, J. do N. (2021). Percepções de professores e alunos acerca da leitura nas aulas de língua portuguesa no ensino médio/ Perceptions of teachers and students about reading practice in portuguese language classes in high school. Brazilian Journal of Development, 7(3), 23382–23416. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-177

Issue

Section

Original Papers