Tdic E Afetividade: Ferramentas Para O Desenvolvimento Humano, Cidadão E Cognitivo Em Busca Da Aprendizagem Significativa Dos Alunos Da Escola Pública Municipal De Maranguape / Tdic and Affectivity: Tools for Human, Citizen, and Cognitive Development in Pursuit of Meaningful Learning for Students at the Maranguape Municipal Public School

Authors

  • Antonio Edson Martins de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Zilvanir Fernandes de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-204

Keywords:

Afetividade, TDIC, Informática Educativa, Aprendizagem Significativa.

Abstract

O presente trabalho tem como foco mostrar a experiência de um profissional com a elaboração do projeto “Click Educação”, enquanto coordenador de ciência e tecnologia da secretaria de educação do município de Maranguape, cujo percurso teve um olhar para as tecnologias na educação, com um caminhar traçado pela afetividade, assim como o desenvolvimento de um sistema operacional customizado com recursos educacionais e conteúdos curriculares das disciplinas para usar nos computadores dos laboratórios de informática educativa do programa PROINFO, objetivando analisar o uso destes conteúdos, através da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação(TDIC) e da afetividade como ferramentas para o desenvolvimento humano, cidadão e cognitivo em busca da aprendizagem significativa dos alunos das 36 escolas públicas municipais de Maranguape que possuem Laboratório de Informática Educativa (LIE). A realização desse estudo buscou investigar teoricamente como, a informática educativa e a afetividade poderia servir de instrumentos para o desenvolvimento intelectual na aprendizagem dos alunos, mostra a experiência de países como a Finlândia e Cingapura com uma política nacional de valorização e qualificação do magistério, assim como o uso das tecnologias educacionais que são fundamentais. A metodologia desenvolvida consistiu em uma revisão bibliográfica, com vista à realização de uma análise documental. Os resultados foram alcançados nas escolas que foram lotados pessoas para ficarem nos LIE. O estudo tem sua base teórica e conceitual sustentada nos trabalho dos autores: Saymour Papert, Jonh Dewey, Jean Piaget, Lev Vigotsky, Paulo Freire, Isnar Soares, Gadotti, Platão, Pestalosi, Henry Wallom, Mantoan, Figueiredo, Silva, Magela, dentre outros.

References

CRUZ, Roberth. Singapura: o país que fez da tecnologia e a educação grandes amigas. Disponível em: http://www.spreading.com.br/singapura-o-pais-que-fez-da-tecnologia-e-educacao-grandes- amigas/. Acesso em: 30/10/2018.

LAKOMY, Ana Maria. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Curitiba: FACINTER, 2003

MANTOAN, Maia Tereza Eglér. Inclusão promove a justiça. Título original: Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. Disponível em: http://novaescola.org.br/conteudo/20/inclusao- promove-a-justica>. Acesso em 09/11/2016. Publicado em Maio 2005.

MAHONEY, A.A e ALMEIDA, L.R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação. São Paulo, p 11-30, 2005.

MUNIZ, Caroline Saback. A influência da relação afetiva no processo de escolarização. www.abpp.com.br/54.htm

NETO ,Giuseppe Bruno; Uma breve visão sobre a afetividade nas teorias de Wallon, Vygotsky e Piaget. São Paulo:Disponivel em:< https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/ Graduacao/CCBS/Cursos/Ciencias_Biologicas/1o_2012/Biblioteca_TCC_Lic/2012/1o_SEM.12/GIUS EPPE_BRUNO_NETO.pdf>. Acesso em 27/10/2018.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SILVA, Geraldo Magela da. A informática aplicada na educação: O uso do computador como uma ferramenta, aliada aos softwares educativos no auxílio ao ensino aprendizagem. Disponível em: http://api.ning.com/files/u2*BD0rgOZIhvqd1JR3iu5y77-xBNmRDnSIUSB. Acesso em: 20/11/2018.

Published

2021-04-08

How to Cite

de Oliveira, A. E. M., & de Queiroz, Z. F. (2021). Tdic E Afetividade: Ferramentas Para O Desenvolvimento Humano, Cidadão E Cognitivo Em Busca Da Aprendizagem Significativa Dos Alunos Da Escola Pública Municipal De Maranguape / Tdic and Affectivity: Tools for Human, Citizen, and Cognitive Development in Pursuit of Meaningful Learning for Students at the Maranguape Municipal Public School. Brazilian Journal of Development, 7(4), 36301–36313. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-204

Issue

Section

Original Papers