Arte e extensão em movimentos dançantes: dançando e educando na comunidade / Art and extension in dancing movements: dancing and educating in the community

Authors

  • Roberto Lima Sales Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Patricia Luciano de Farias Teixeira
  • Ana Mariza Honorato da Silva
  • Mariane Freiesleben

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-223

Keywords:

Dança, Educação, Comunidade, Extensão.

Abstract

Este estudo objetivou analisar e descrever as experiências pedagógicas obtidas com a linguagem da dança a partir da promoção do Projeto "Dançando para Aprender e Educar". Trata-se de um Projeto de Extensão vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso que procura estabelecer redes de conexões entre a escola e a comunidade, para assim trabalhar um conjunto de ações que visam ampliar o ingresso da arte nas comunidades mais carentes com a introdução da linguagem da dança. A metodologia de investigação deste projeto de extensão organizou-se a partir de uma abordagem qualitativa e adotou-se o estudo de caso como técnica de pesquisa. Diante desta perspectiva, tanto o referido projeto de extensão quanto esta investigação constituiu-se principalmente nas fundamentações de Freire (2001), Laban (1991) e Marques (2005). Os sujeitos investigados foram jovens e adultos participantes do Projeto "Dançando para Aprender e Educar". Os resultados desta investigação apontam que este projeto social está levando a arte e a cultura ao contexto dos estudantes e membros da sua comunidade; bem como está contribuindo para que a cultura da dança seja incorporada à escola e à comunidade, fortalecendo o vínculo entre estas esferas. Além disso, gradativamente, o projeto está despertando nos participantes o interesse por ações educativas e sociais; possibilitando o processo criativo, a autonomia e liberdade do indivíduo; desenvolvendo capacidades cognitivas, corporais e culturais.

References

AFONSO, M. L.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.

BRUHNS, H. e Gutierrez, L. (Orgs.). O corpo e o lúdico. Campinas: Autores Associados, 2000.

FERREIRA, V. Dança Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

FIAMONCINI, L. Dança na educação: a busca de elementos na arte e na estética. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

FREIRE, I. M. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Campinas: Cadernos Cedes, 2001.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed., São Paulo: Atlas, 2008.

KULISZ, B. Brincadeira e Conhecimento: uma proposta de educação lúdica. In.: Porto Alegre/RS: Editora Mediação, 2006.

LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

_______. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1991.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 2a.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PORPINO, K. O. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Editora da UFRN, 2006.

SARAIVA-KUNZ, M. C. S. Ensinando a Dança através da improvisação. Motrivivência, Florianópolis, v. 5, n. 5-7, p. 166-169, dez. 1994.

SARAIVA, M. C. Elementos para uma concepção do ensino de dança na escola: a perspectiva da educação estética. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 157-171, 2009.

SIQUEIRA, D. C. O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em Cena. Campinas: Autores associados, 2006.

SOARES, A. et al. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na educação física. Florianópolis: Impressa Universitária, 1998.

TRIVIÑOS, A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação; o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2021-04-08

How to Cite

Sales, R. L., Teixeira, P. L. de F., da Silva, A. M. H., & Freiesleben, M. (2021). Arte e extensão em movimentos dançantes: dançando e educando na comunidade / Art and extension in dancing movements: dancing and educating in the community. Brazilian Journal of Development, 7(4), 36563–36571. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-223

Issue

Section

Original Papers