Contribuições de Paulo Freire para a emancipação e alfabetização de jovens e adultos no programa Brasil alfabetizado / Paulo Freire's contributions to the emancipation and literacy of young people and adults in the Brazilian literacy program

Authors

  • Rosilene da Costa Bezerra Ramos
  • Charles Lamartine de Sousa Freitas
  • Aline Sonally Paulino Carlos Dantas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-238

Keywords:

Paulo Freire. Alfabetização Emancipatória. Programa Brasil Alfabetizado.

Abstract

Este artigo[1] discorre acerca da experiência de alfabetização de adultos vivenciada no Programa Brasil Alfabetizado no município Baraúna RN. Justifica-se pelo fato da aquisição da leitura e da escrita se apresentar como importante instrumento de empoderamento e de transformação da realidade social dos indivíduos. Trata de uma investigação na qual apresentaremos as contribuições de Paulo Freire no processo de alfabetização inicial dos educandos participantes do referido programa e uma análise a respeito das experiências culturais, sociais e pessoais proporcionadas a esses sujeitos a partir da aquisição do processo inicial de alfabetização. Processo este na perspectiva freireana, defendido como um ato político. A pesquisa de cunho qualitativo do ponto de vista teórico metodológico alicerça-se nos ensinamentos do educador Paulo Freire. Recorremos à observação participante e ouvimos 07 alfabetizandos de turmas da zona urbana do município de Baraúna/RN, do Programa Brasil Alfabetizado/ etapa 2013. Os resultados sugerem a necessidade de superar a distância entre o proposto nos documentos que norteiam os programas de alfabetização, neste caso o Programa Brasil Alfabetizado e as práticas de alfabetização vivenciadas pelos educandos nas salas de aula, visto que a incorporação da alfabetização dialógica permitiu a emancipação do sujeito pelo uso da palavra e ampliação do seu potencial humano e de suas experiências.


[1] Artigo apresentado no XV ECHE – Encontro Cearense de História da Educação V ENHIME – Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação IV SINECGEO – Simpósio Nacional de Culturais e Geoeducacionais, no ano de 2016.

References

BRASIL, Ministério da Educação. SECAD. Documento Princípios, Diretrizes, Estratégias e Ações de Apoio ao Programa Brasil Alfabetizado: Elementos para a Formação de Coordenadores de Turmas e de Alfabetizadores. Brasília, 2011.

CADERNOS DE EJA. Brasília: MEC, 2006.

FONSECA, M. C. F. R; GOMES, M. L. M; LOPES, M. P; Parâmetros para avaliação de habilidades matemáticas dos alunos em iniciativas de alfabetização de jovens e adultos. In: 300 Revista Eletrônica Iberoamericana sobre calidad, eficacia y cambio em educação. Volume 5, Número 2e. 2007. http://www.rinace.net/reiceaport.htm Acesso em: 06 ago. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

______, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra, São Paulo, 2011.

Published

2021-04-09

How to Cite

Ramos, R. da C. B., Freitas, C. L. de S., & Dantas, A. S. P. C. (2021). Contribuições de Paulo Freire para a emancipação e alfabetização de jovens e adultos no programa Brasil alfabetizado / Paulo Freire’s contributions to the emancipation and literacy of young people and adults in the Brazilian literacy program. Brazilian Journal of Development, 7(4), 36797–36805. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-238

Issue

Section

Original Papers