Incidências de vícios construtivos em empreendimentos verticais / Incidences of construction defects in vertical developments

Authors

  • Thallita Viana Ferreira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Eliane Silva Cardoso
  • Marina Viana Ferreira
  • Danubio Costa Lagoa
  • Osman José de Aguiar Gerude Neto
  • Lays Rayane do Nascimento Santos
  • Matheus Sousa Gerude
  • Daniel Rocha Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-252

Keywords:

patologia construtivas. vícios construtivos. construção civil. análise de Pareto.

Abstract

O mercado da construção civil é um dos setores que mais influenciam na economia do país e encontra-se com a competitividade em alta. Por este motivo os construtores acabam deixando de cumprir alguns requisitos que, por ignorados, acabam comprometendo o bom desempenho da edificação ao longo de sua vida útil, contribuindo para o aparecimento de vícios construtivos. A análise do aparecimento de vícios construtivos no decorrer na construção civil é realizada pela parte da engenharia denominada patologia construtiva. A presente pesquisa aborda conceitos que podem reduzir ou eliminar as incidências dos vícios construtivos ao longo do processo de construção, com o objetivo de enfatizar os cuidados necessários na fase de concepção, execução e ocupação, para evitar o aparecimento destas patogenias. Com o intuito de levantar estatísticas, retroalimentando o sistema de gestão da qualidade e reduzir os custos com manutenção corretiva, realizou-se um estudo de caso em uma construtora de grande porte na cidade de São Luís/MA, responsável por empreendimentos verticais, cujos dados foram obtidos por meio de solicitações da assistência técnica realizadas por clientes. Com o levantamento das solicitações em mãos, analisou-se, por meio do gráfico de Pareto, as principais ocorrências e suas respectivas causas. Desvendadas as possíveis causas, apresentou-se exemplos reais dos casos mais frequentes. O estudo foi complementado por meio de livros, trabalhos acadêmicos e acompanhamento in loco na construtora estudada.

References

Normas de Desempenho. Disponível em: http://www.cbic.org.br/norma-de-desempenho. Acesso em 05 jun.2015.

Fachadas mal conservadas desvalorizam imóveis em até 10%. Disponível em http://extra.globo.com/noticias/ economia/fachadas-malconservadas-desvalorizam-imoveis-em-ate-influencia%20diretamente%20no%20valor%20 do%20imov%C3%A9. Acesso em: 06 de mai. de 2015.

NBR 13752/1996. Pericia de Engenharia na Construção.

Normas de Desempenho da ABNT traz grandes mudanças para Construção de Residências. Disponível em: http:// www. caubr. gov.br/?p=9134. Acesso em 05 jun.2015.

FONSECA, João et al. “Patologias geradas por vícios na construção civil.” Artigo Acadêmico – Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IF –SC.

FALCONI, Vicente. “TQC- Controle da Qualidade Total.” Nova Lima- MG: Ed. INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

JURAN, Joseph. “A Qualidade desde o Projeto.” São Paulo: Ed. Cenage Learning, 2011.

Published

2021-04-09

How to Cite

Ferreira, T. V., Cardoso, E. S., Ferreira, M. V., Lagoa, D. C., Neto, O. J. de A. G., Santos, L. R. do N., Gerude, M. S., & Pereira, D. R. (2021). Incidências de vícios construtivos em empreendimentos verticais / Incidences of construction defects in vertical developments. Brazilian Journal of Development, 7(4). https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-252

Issue

Section

Original Papers