O uso das Tecnologias no Campo Educacional a partir da visão dos professores de duas escolas do município de Sananduva/RS / The application of Technologies in the Educational Sector from the perspective of teachers from two public schools in Sananduva/RS/Brazil

Authors

  • Rangéli Mussato
  • Marcos Antonio de Oliveira
  • Emerson Rogério de Oliveira Júnior
  • Lis Ângela De Bortoli

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-277

Keywords:

Tecnologias, Formação, Professores.

Abstract

O presente artigo trata de uma pesquisa sobre o uso das tecnologias no campo educacional a partir da visão dos professores de duas escolas do município de Sananduva/RS e busca compreender quais os impactos e desafios no campo educacional em decorrência do uso dessas tecnologias. Foi utilizada como metodologia uma abordagem quantitativa, utilizando-se de um estudo de caso, com o emprego de um formulário digital com perguntas fechadas, a fim de averiguar como os professores utilizam as novas tecnologias em suas aulas, quais vantagens e desvantagens que o uso da tecnologia traz para a aprendizagem e como a escola busca se adequar e qualificar esses profissionais para o mundo tecnológico atual. A pesquisa constatou que, em sua maioria, os professores procuram utilizar as tecnologias em suas práticas pedagógicas como premissa para que os alunos possam despertar maior interesse pelos assuntos abordados. O maior desafio encontrado está relacionado à formação inicial e à falta de disciplinas que auxiliem os professores a trabalhar e utilizarem as ferramentas tecnológicas em sala de aula para facilitar o processo de ensino aprendizagem.

References

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2017, 126p.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. trad. Porto Alegre: Artmed, 2009,

p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GROPPO, Luís Antonio; MARTINS, Marcos Francisco. Introdução à Pesquisa em Educação. Piracicaba-SP: Biscalchin, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampliada Goiânia: MF Livros, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Temas Sociais. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

OLIVEIRA NETTO, Alvim A. Novas tecnologias & universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

PRETTO, Nelson de Lucca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. 8 ed. rev. e atual. EDUFBA, 2013.

YIN, R. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2021-04-12

How to Cite

Mussato, R., Oliveira, M. A. de, Júnior, E. R. de O., & Bortoli, L. Ângela D. (2021). O uso das Tecnologias no Campo Educacional a partir da visão dos professores de duas escolas do município de Sananduva/RS / The application of Technologies in the Educational Sector from the perspective of teachers from two public schools in Sananduva/RS/Brazil. Brazilian Journal of Development, 7(4), 37344–37357. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-277

Issue

Section

Original Papers