Educação popular em saúde: desmistificando o pré-natal odontológico em um grupo de práticas corporais / Popular health education: demystifying dental prenatal care in a group of body practices
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-285Keywords:
Educação em Saúde, Odontologia Comunitária, Assistência Pré-natal.Abstract
A educação em saúde bucal possui um forte potencial de modificação do quadro de saúde populacional, através de ações que objetivam a apropriação do conhecimento sobre o processo saúde-doença. O trabalho tem como objetivo relatar uma atividade de educação popular em saúde sobre o período gestacional e o pré-natal odontológico no grupo de práticas corporais do Centro de Saúde da Família Dr. Everton Francisco Mendes Mont’Alverne, no município de Sobral, Ceará. Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa descritiva. Através de metodologias participativas e reflexivas, foi possível um diálogo sobre o período gestacional e o pré-natal odontológico com diversas pessoas da comunidade, visando à transformação local na perspectiva de promoção da saúde. Desta maneira as participantes foram ouvidas e se sentiram reconhecidas como parte fundamental no processo de transmissão de saberes relacionado ao pré-natal na comunidade.
References
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília :Ministério da Saúde, 2017.
______. Ministério da Saúde. Diretrizes da política nacional de saúde bucal. Brasília. 2004. p. 13.
______. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília, 2012.
DARON, V. A educação popular em saúde como referencial para as nossas práticas na saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. II Caderno de educação popular em saúde. Brasília, 2014. p. 123-146.
FACCIN, D. et al. Processo de trabalho em saúde bucal: em busca de diferentes olhares para compreender e transformar a realidade. Ciência e Saúde Coletiva. v. 15, s. 1, p. 1643-1652, 2010.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação. Ed.13, São Paulo: Paz & Terra, 1977.
FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
GONÇALVES, P. M ; SONZA, Q. N. Pré-natal odontológico nos postos de saúde de Passo Fundo/RS. Journal of Oral Investigations, v. 7, n. 2, p. 20-32, 2018.
ITS. Instituto de Tecnologia Social.Caderno de Debate: Tecnologia Social no Brasil. São Paulo: Raiz, 2004.
MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Ed. 31, Petrópolis: Vozes, 2012
RIGO, L.; DALAZEN, J.; GARBIN, R. R. Impacto da orientação odontológica para mães durante a gestação em relação à saúde bucal dos filhos. Revista Einstein, v. 14, n. 2, p. 219-225, 2016
SILVA, F. W. G. P. et al. Atendimento odontológico à gestante. Parte 2: Cuidados durante a consulta. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre. v.47, n.3, p.5-9, 2006.
PINTO, V. G. Saúde Bucal Coletiva. Ed.6, São Paulo. 2013.