Percepção de alunos de cursos EAD, semipresenciais e presenciais sobre o ensino a distância ofertado por uma IES / Perception of students of EAD courses, semi-resential and presential about distance teaching offered by a HEI

Authors

  • Rafael da Silva Galvêas Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Denise Coutinho Endringer
  • Paulo Cesar Zanellato
  • Tânia Maria Bassetti de Abreu
  • Fatima Bayma de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-305

Keywords:

ensino a distância (EAD), “net promoter score (nps)” satisfação, instituições de educação superior (IES).

Abstract

Este artigo busca avaliar a percepção dos alunos dos cursos presenciais sobre o EAD ofertado pela ies, quando comparada à percepção dos alunos dos cursos semipresencial e ensino a distância da ies, bem como a impressão dos tutores, professores e gestores em relação aos dados apurados. A literatura utilizada abordou o EAD, nível de satisfação e net promoter score (nps) com o objetivo de investigar e fornecer instrumentos para análise. A pesquisa foi um estudo de caso único, exploratório, com análise de pesquisa documental e utilizou dados quantitativos e qualitativos. Como conclusão, nota-se que a percepção dos alunos dos cursos presenciais sobre o EAD, não considera a qualidade em si, mas a aversão de muitos a esta modalidade de ensino. Destaca-se que os alunos da modalidade presencial que aceitam as aulas on-line contribuíram com a análise de pontos que ajudarão a melhorar a qualidade deste tipo de ensino. Quanto aos alunos dos cursos on-line, a percepção geral é de qualidade satisfatória de ensino, porém quando comparada à percepção dos alunos dos cursos presenciais, nota-se uma melhor avaliação dos mesmos ambientes e disciplinas, mostrando que a

Qualidade do ensino EAD é relativa a sua aceitação.

 

 

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225 p.

BIANCHI, Priscila Cristina Fiocco. Avaliação da aprendizagem na educação a distância: algumas concepções e práticas avaliativas desenvolvidas no curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade EaD, da UFSCar. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

BRASIL. Portaria n° 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em curso de graduação presenciais ofertadas por Instituições de Ensino Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 11 dez 2019. Seção 1, p. 131.

CORREA, André Garcia. Base no conhecimento docente em educação a distância: um estudo sobre educação musical. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

DURLI, Zenilde et al. Sistema de autoavaliação de cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v.23, n.2, p.350-371, Outubro, 2018. Disponível em: .

Excelência a serviço do ensino superior. SEMESP, 2019. Disponível em: < https://www.semesp.org.br/>. Acesso em: 22/12/2019.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Acessado 10 de fevereiro de 2020.

KOTLER, Philip. Marketing Para O Século XXI: Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados; tradução Carlos Szlak; revisão técnica Cristina Vaz de Carvalho - São Paulo: Ediouro, 2009.

MORGAN, D. Social psychology. New York: McGraw-Hill College, 1997.

NAZÁRIO, Kenia Rosa de Paula. Conhecimentos docentes para educação on-line: contribuições de um curso de formação em EaD da UFSCar. 2015. 95p. Dissertação (Mestrado)

- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

REICHHELD, Fred; MARKEY, Rob. A Pergunta Definitiva 2.0: Como as empresas que implementam o net promoter score prosperam em um mundo voltados aos clientes. 1ª edição, Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2018).

TANAKA, O. Y.; MELO, C. Avaliação de programas de saúde do adolescente – um modo de fazer. São Paulo: EDUSP, 2001. 83 p.

Published

2021-04-13

How to Cite

Oliveira, R. da S. G., Endringer, D. C., Zanellato, P. C., de Abreu, T. M. B., & de Oliveira, F. B. (2021). Percepção de alunos de cursos EAD, semipresenciais e presenciais sobre o ensino a distância ofertado por uma IES / Perception of students of EAD courses, semi-resential and presential about distance teaching offered by a HEI. Brazilian Journal of Development, 7(4), 37778–37789. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-305

Issue

Section

Original Papers