Tecnologias digitais e metodologias ativas (TDMA) no ensino do processamento e análise de imagens de interesse médico – relato de experiência / Digital technologies and active methodologies (TDMA) in teaching image processing and analysis of medical interest - experience report

Authors

  • Igo Guerra Barreto Nascimento Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Antonio Fernando de Sousa Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-343

Keywords:

Medicina, informática, TDMA, ensino, imagem.

Abstract

Atualmente, é visto que, cada vez mais, a tecnologia tem englobado todas as áreas do mercado de trabalho e de estudos. Isso não é diferente com a medicina. Nessa perspectiva, o emprego de tecnologias digitais e metodologias ativas (TDMA) no ensino do processamento e análise de imagens de interesse médico pode contribuir enormemente para a prática em medicina, tornando-a mais eficiente e dinâmica.

Assim, nota-se a necessidade de aperfeiçoamento dessa prática para podermos ser melhores adaptados no mundo acadêmico e no futuro mercado de trabalho. Além que, é preconizado, com o atual modelo de educação médica, o aprimoramento de técnicas de informática que venham a facilitar a eficiência da prática médica.

Destarte, surge a matéria de Informática Médica que busca otimizar as técnicas de estudos em imagens e atua como um facilitador da inserção do aluno nos novos seguimentos de programas de análise de imagens. Tal conhecimento é extremamente valioso, especialmente em situações que necessitem da presença ativa de um profissional atualizado e capacitado. Diante da crescente disponibilidade de procedimentos não invasivos, a exemplo da espectroscopia de mucosa conjuntiva7 para detecção de anemia, sobressai o desafio de situar e motivar os futuros médicos para adoção destes recursos na prática diária. O portal www.photonics.com tem sido referência e aliado nesta jornada.

References

ORLOV, N. V. et al. Automatic classification of lymphoma images with transform-based global features. IEEE Transactions on Information Technology in Biomedicine, IEEE, v. 14, n. 4, p. 1003-1013, 2010.

ONG, S. et al. Image analysis of tissue sections. Computers in Biology and Medicine, Elsevier, v. 26, n. 3, p. 269-279, 1996.

GONZALEZ, R.C.; WOODS, R.E. (2009). Processamento Digital de Imagens. 3 ed. [S.l.]: Pearson

ELICEIRI, K. W. et al. Biological imaging software tools. Nat. Methods, v. 9, n. 7, p. 697– 710, 2012.

PENG, H. Bioimage informatics: A new area of engineering biology. Bioinformatics, v. 24, n. 17, p. 1827–1836, 2008.

DOI, K. et al. Computer-aided diagnosis in medical imaging. Elsevier Science, p. 11–20, 1999.

PARK, S. M. and KIM, Y. Mobile Spectroscopy Enables Noninvasive Blood Hemoglobin Assessments. Biophotonics, p. 44-47, 2021.

Published

2021-04-13

How to Cite

Nascimento, I. G. B., & Bezerra, A. F. de S. (2021). Tecnologias digitais e metodologias ativas (TDMA) no ensino do processamento e análise de imagens de interesse médico – relato de experiência / Digital technologies and active methodologies (TDMA) in teaching image processing and analysis of medical interest - experience report. Brazilian Journal of Development, 7(4), 38340–38346. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-343

Issue

Section

Original Papers