Pesquisas Brasileiras stricto sensu sobre a pedagogia waldorf: estudo exploratório / Brazilian research stricto sensu on waldorf pedagogy: exploratory study

Authors

  • Eliane Souza Oliveira dos Santos
  • Cleomar Ferreira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-381

Keywords:

Pedagogia Waldorf, Pesquisas, Stricto Sensu, Estudo Exploratório.

Abstract

Este artigo tem como intuito apresentar a produção acadêmica brasileira em nível de mestrado e doutorado de pesquisas que versam sobre a temática Pedagogia Waldorf. Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento na área da Educação, linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens, a qual investiga o Corpo na Pedagogia Waldorf. O estudo do tipo exploratório foi realizado nos meses de março, abril, setembro e outubro de 2019 e atualizado no mês de maio de 2020. Para tanto, recorre-se ao portal da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, ao site da Sociedade Antroposófica no Brasil e Repositores Institucionais, por meio dos descritores de busca Waldorf, Pedagogia Waldorf, Escola Waldorf, Educação Waldorf, Rudolf Steiner, e Antroposofia, ressaltando que não houve limitação de intervalo temporal para o levantamento. No estudo que aponta a crescente produção acadêmica nos últimos 10 anos, identificou-se prevalência dos trabalhos na área da Educação, destaque para Matemática, Ciência, Artes e Formação Docente. Outras produções foram desenvolvidas no campo da Saúde, Psicologia, Meio Ambiente e Arquitetura. O estudo exploratório evidenciou que as pesquisas acadêmicas no âmbito da Pedagogia Waldorf refletem a concepção de educação e a formação humanística e integradora pertinentes aos preceitos filosóficos-antroposóficos que sustentam a proposta educacional. O aprofundamento na pesquisa poderá revelar as concepções teóricas com as quais dialogam e quais os procedimentos metodológicos dessas pesquisas, bem como as peculiaridades dos estudos brasileiros.

References

DENCKER, A.F.M.; DA VIÁ, S. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001.

FACULDADE RUDOLF STEINER- FRS. Disponível em http://faculdaderudolfsteiner.com.br/faculdade-rudolf-steiner. Acesso em: 04 de ago de 2020.

FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF DO BRASIL-FEWB. Disponível em: http://www.fewb.org.br/pw_fontes_historicas.html. Acesso em: 4 de ago. de 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SOCIEDADE ANROPOSÓFICA NO BRASIL – SAB. Disponível em: http://www.sab.org.br/portal/teses-e-dissertacoes. Acesso em 20 de maio de 2020.

STEINER, R. A prática pedagógica: segundo o conhecimento científico- espiritual do homem. Tradução de Christa Glass. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Antroposófica, Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013.

Published

2021-04-15

How to Cite

Santos, E. S. O. dos, & Gomes, C. F. (2021). Pesquisas Brasileiras stricto sensu sobre a pedagogia waldorf: estudo exploratório / Brazilian research stricto sensu on waldorf pedagogy: exploratory study. Brazilian Journal of Development, 7(4), 38931–38943. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-381

Issue

Section

Original Papers