Novas Formas de Aprendizagem: Utilização da Plataforma Adaptativa Geekie Games/ New Ways of Learning: Using the Adaptive Platform Geekie Games

Authors

  • Clara Vieira Teixeira
  • Kátia Maria Rocha de Lima
  • Cristina Freire de Oliveira
  • Lidiane Pereira Moutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-438

Keywords:

Plataforma Adaptativa, Geekie Games, Conhecimento Colaborativo e Aprendizagem Personalizada.

Abstract

Buscou-se neste estudo mostrar que a plataforma adaptativa Geekie Games surge para impulsionar os processos de ensino-aprendizagem de uma forma abrangente para que os alunos possam testar seus conhecimentos em provas oficiais aplicadas pelo Ministério da Educação, mas que traz como diferencial adaptação às necessidades individuais de cada aluno que dela se utilizam, permitindo, também, que o conhecimento em sala de aula ocorra de forma colaborativa. A educação não pode deixar de acompanhar a transformação digital e as inovações que acontecem, atualmente, por meio de plataformas educacionais adaptativas, as quais surgiram como ferramentas para potencialização do processo de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula, permitindo a construção de um conhecimento colaborativo, de forma individual e personalizada ou em grupos, estimulando a autonomia e criatividade dos alunos, ao mesmo tempo que auxilia os docentes na identificação de problemas pontuais na aprendizagem, possibilitando um redirecionamento e planejamento de suas estratégias docentes.

References

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP. Coleção Perspectiva em Educação Matemática. Papirus editora; 17ª edição; 2009.

Ensino Adaptativo: entenda como a tecnologia pode facilitar o aprendizado. Disponível em: https://www.escolaweb.com.br/blog/tecnologias-para-educacao/ensino-adaptativo-entenda-como-a-tecnologia-pode-facilitar-o-aprendizado/. Acesso em 03/02/2020

GEEKIE. Segundo Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geekie. Acesso em 30/01/2020

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional; v. 4, n 10, set-dez 2003, págs. 01- 10. Pontifica Universidade do Paraná, Paraná.

LOPES, Aures (2016). 10 vantagens da aprendizagem adaptativa. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/4111-2/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

MENEGAIS, D. A. F. N; FAGUNDES, L. C; SAUER,L. Z. A análise do impacto da integração da Plataforma Khan Academy na prática docente de professores de matemática. CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação, v. 13 n.1, julho 2015.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Interações, Vol. V, núm. 9, jan-jun, 2000, pp. 55-72.

Plataforma Geekie Games, É gratuito ou pago. Disponível em: https://geekiegames.geekie.com.br/blog/afinal-o-geekie-games-e-gratuito-ou-pago/. Acesso em: 20/01/2020

Plataforma Geekie Games, Como usar. Disponível em: https://geekiegames.geekie.com.br/blog/como-usar-o-geekie-games/. Acesso em 20/01/2020

Plataforma online, Geekie oferece ajuda para estudar o Enem. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,plataforma-online-geekie-oferece-ajuda-para-estudar-para-o-enem,1535225. Acesso em 01/02/2020

ROLINDO, J. M. R.; REIS, M. A. dos; ALMEIDA, F. F.; ARANHA, T. C.; MELO, J. M.; CORREIA, S. F.; MEIRELES, G. O. A. B.; MELO, L. B. Modelo híbrido: possibilidade de ensino no século XXI. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 9, 2019, pp. 14262-14279. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-043. Acesso em 03/02/2020.

Published

2021-04-16

How to Cite

Teixeira, C. V., Lima, K. M. R. de, Oliveira, C. F. de, & Moutinho, L. P. (2021). Novas Formas de Aprendizagem: Utilização da Plataforma Adaptativa Geekie Games/ New Ways of Learning: Using the Adaptive Platform Geekie Games. Brazilian Journal of Development, 7(4), 39765–39773. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-438

Issue

Section

Original Papers