Vulnerabilidade e implicações sócio-ambientais: Um estudo de caso no Cemitério do Tapanã, Belém-PA / Vulnerability and socio-environmental implications: A case study at the Tapanã Cemetery, Belém-PA
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-450Keywords:
Necrochorume, Problemas ambientais, Poluição de corpos hídricos.Abstract
Os cemitérios irregulares trazem sérios riscos ambientais e sociais, este estudo buscou analisar a contaminação causada por necrochorume em poços rasos em torno do cemitério do Tapanã e verificar a percepção da comunidade sobre esses impactos. O cemitério do Tapanã, localiza-se no bairro do Tapanã, Distrito Administrativo de Belém-PA. A pesquisa se dividiu em duas etapas: a primeira etapa foi a realização da pesquisa bibliográfica referente ao objeto de estudo sobre contaminação causada por necrochorume em água subterrânea e para o consumo humano. A revisão foi o ponto de partida para que fossem estabelecidos os critérios de seleção das áreas de estudo as proximidades do cemitério e a segunda etapa: realizou-se a análise físico-química: pH e condutividade elétrica nos poços rasos em torno do cemitério, para avaliar a possibilidade de existência de necrochorume, após análises do pH, as amostras 2A (pH 4.6) a 6A (pH 4.2) ser mostraram fora do padrão de qualidade para consumo humano. No que se refere às análises de condutividade elétrica, as amostras 4A (96.4 uS/cm) a 7A (320 uS/cm) apresentaram-se com altos teores de sais dissolvidos, indicando a presença de necrochorume. Concluiu-se que os poços estão contaminados por afluentes do cemitério e tal contaminação ocasiona sérios problemas ambientais e sociais.
References
ALMEIDA A. e MACÊDO J. Parâmetros Físico-Químicos De Caracterização Da Contaminação Do Lençol Freático Por Necrochorume. In Seminário de Gestão Ambiental – Um convite à interdisciplinaridade. Juiz de Fora – MG; 2005.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Resolução CONAMA n° 368, de 28 de março de 2006. Altera dispositivos da Resolução no 335, de 3 de abril de 2003, que dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios. Publicado no D.O.U. de 29 de março de 2006.
CETESB- Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Manual de Gerenciamento de áreas contaminadas. São Paulo: CETESB; 2001. Disponível: htt://www.cetesb.sp.gov/Solo/áreas_contaminadas/manual.asp. Acessado em: 17/03/2021
Franca RM, et. al. Contaminação de poços tubulares em Juazeiro do Norte, Ceará. Engenharia Sanitária. Ambiental 11: 92 -102. 2006.
FREDDO FILHO, V.J. Qualidade Das Águas Subterrâneas Rasas Do Aquífero Barreiras: Estudo De Caso Em Benevides, PA. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
FUNASA - Curso Básico de Vigilância Ambiental em Saúde, Ministério da Saúde - Coordenação Geral de Vigilância Ambiental do Centro Nacional de Epidemiologia CENEPI. 2001.
LÖBLER, C. A.; BORBA, W. F. de; DA SILVA, J. L. da S. Relação Entre A Pluviometria E A Condutividade Elétrica Em Zona De Afloramento Do Sistema Aquífero Guarani. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 115-121, 2015.
MATOS, B.A. Avaliação da Ocorrência e do Transporte de Microrganismos no Aqüífero Freático do Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha, Município de São Paulo. 2001. p. 172 . Tese (Doutorado em Geociências) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo 2001.
MATTA, M.A.S. 2002, Fundamentos Hidrogeológicos Para A Gestão Integrada Dos Recursos Hídricos Da Região De Belém/Ananindeua – Pará, Brasil. Belém, Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. 292p. (Tese de Doutorado).
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Saúde ambiental: guia básico para construção de indicadores / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
PACHECO, A. Cemitérios e Meio Ambiente. Tese (Livre Docência) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 102p, 2000. PACHECO, A. Cemitérios e meio ambiente. Tese (Livre Docência) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 102p, 2000.
SARAIVA, F. A. Avaliação De Métodos Geofísicos No Comportamento Espacial De Plumas De Necrochorume. Dissertação (Doutorado) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SILVA LM. Cemitérios: Fonte Potencial De Contaminação Dos Aquíferos Livres. Saneamento Ambiental. 2000, p. 41-45.
TERRA, Vilma, et.al. Impacto Do Necrochorume Nas Águas Subterrâneas Do Cemitério De Santa Inês, Vila Velha- ES, Brasil. XV Congresso brasileiro de águas subterrâneas. Natal, 2008. Disponível: http://aguasubterranes.abas.org/asubterraneas/article/view/23731/15802 . Acessado em 17/03/2021
ZANATO, T. R. Contribuição Do Método Da Eletrorresistividade Na Investigação Da Possível Contaminação Por Necrochorume Em Aquíferos Fraturados No Cemitério Santo Antônio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pampa, GEOFÍSICA, 2016.