Imagens da natureza como estímulo ao processo de ensino-aprendizagem em biogeografia / Images of nature as a stimulus to the teaching-learning process in biogeography

Authors

  • Fabiana da Conceição Pereira Tiago Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rosália C. Sanábio de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-532

Keywords:

Imagens, Ensino por investigação, Biogeografia, Aprendizagem significativa.

Abstract

Buscando ampliar a motivação dos docentes e dos discentes em sala de aula, pensou-se numa estratégia didática interdisciplinar que fizesse uma interação entre conteúdos afins de Biologia e Geografia. Esse conjunto de atividades foi implementado em uma turma do 1º ano do Ensino Médio no CEFET, em Belo Horizonte - MG. Tendo em mente o maior acesso a informações pela internet e a possibilidade do uso de distintas linguagens e ferramentas no ensino, foi priorizado o emprego de imagens fotográficas de cunho biogeográfico, considerando-se as especificidades das espécies/dos grupos de plantas elegidas para esse estudo e estabelecidas em biomas, em cenários paisagísticos permeados por todo tipo de relações – ambientais, sociais, econômicas. Por meio dessa praxe conjunta, permitiu-se que o educando mensurasse e aprofundasse novas maneiras de pensar a própria capacidade de entender o mundo e como ela é exteriorizada, instigando uma relação dialógica entre todos os envolvidos. Acredita-se que o impulso em direção a um raciocínio geográfico e científico pode orientar o aluno a entender situações-problema, investigando para além da mera representação das imagens trabalhadas, concebendo seu discernimento e produzindo-o significativamente.

References

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BRANDÃO, C. Alguns passos no caminho de uma outra educação. In: CRIATIVIDADE MUDAR A EDUCAÇÃO, TRANSFORMAR O MUNDO. São Paulo Ashoka / Instituto Alana, 2019.

BORGES, M. D; ARANHA, J. M.; SABINO, J. A fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental. Ciência & Educação, Bol. 16, nº1, 2010, p. 149-161.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

NEIVA-SILVA, L.; KOLLER, S. H.; O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. 2, jul/dez. 2002, p. 237-250.

OLIVEIRA, C. I. C.; SOUZA, L. H. P. Imagens na educação em ciências. Editora Laparina: Rio de Janeiro, 2014.

PENN, G. Análise Semiótica das Imagens Paradas. In: BAUER, Martins W e GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, p. 1-491.

SANTAELLA, L. Uma imagem é uma imagem, é uma imagem, é uma imagem. Tríade: comunicação, cultura e mídia. Sorocaba, SP, v. 3, n. 5, p. 10-19, jun. 2015.

SANTOS, R. C. E.; CHIAPETTI, R. J. N. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 167-183, set./dez. 2011.

SILVA, I. F. F.; SANTOS, F.K.S.; SILVA, L. L.; CANÊJO, V. P. A fotografia como recurso mediático no ensino de Geografia: a paisagem urbana em múltiplos olhares e convergências. Anais do XIII Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia, Belo Horizonte, 2017, p. 1-14.

TIAGO, F. C. P., OLIVEIRA, R. C. S. Dança das Estações com a Literatura e a música: Interdisciplinaridade e Reflexões sobre o Meio Ambiente – Um Diálogo Possível. Anais do SIGEOLITERART, Rio de Janeiro, 2019.

OBS: Este trabalho foi apresentado no IV Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia/Contribuições da Geografia Física para o Ensino da Geografia, realizado pela UFSJ, em São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil.

Published

2021-04-22

How to Cite

Tiago, F. da C. P., & de Oliveira, R. C. S. (2021). Imagens da natureza como estímulo ao processo de ensino-aprendizagem em biogeografia / Images of nature as a stimulus to the teaching-learning process in biogeography. Brazilian Journal of Development, 7(4), 41150–41160. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-532

Issue

Section

Original Papers