Padronização de instrumento de coleta de dados para pacientes atendidos em um centro de especialidades médicas no estado do Pará / Standardization of a data collection instrument for patients treated at a medical specialties center in the state of Pará

Authors

  • Gabriela Elenor dos Santos Lima Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Camila Pantoja Azevedo
  • Isabelle Souza do Rosário
  • Carlos Henrique Lopes Martins
  • Ciane Martins de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-613

Keywords:

Genética Médica, Doenças genéticas, Assistência ambulatorial.

Abstract

A Genética Médica tornou-se uma especialidade médica reconhecida, com conceitos e abordagens importantes no diagnóstico e tratamento de muitas doenças, comuns e raras. As doenças genéticas seguem padrões de herança, podendo ser autossômicas recessivas, autossômicas dominantes, ligadas ao cromossomo X ou ao cromossomo Y, ou multifatoriais. O objetivo do estudo é padronizar um instrumento de coleta de dados para ser utilizado nos encaminhamentos de  pacientes atendidos no Centro de Especialidades Médicas do ambulatório de Genética Médica de um Centro Universitário de Belém, Pará. Os dados foram coletados a partir de prontuários de pacientes, atendidos entre 2014 e 2019, usando protocolo próprio dos pesquisadores, com dados analisados e tabulados através do programa Microsoft Excel. Foi realizada a análise de 101 prontuários, a partir disso, constatou-se que não existe uma coleta padronizada da história clínica dos pacientes, acarretando na perda de informações importantes. Os resultados do presente estudo revelam a necessidade do preenchimento adequado, respondendo questionamentos pertinentes para elucidação diagnóstica, uma vez que o diagnóstico correto conduz a um tratamento adequado.

References

NUSSBAUM, RL; McInnes, RR; Huntington, FW; Thompson, MW. Thompson & Thompson Genetics in Medicine. Philadelphia: Elsevier; 2016.

GRIFFITHS, AJF; Wessler, SR. Doebley, J. Introdução à Genética. 11ª edição. 2016.

BORGES-OSÓRIO, Maria Regina; Robinson, Wanyce Miriam. Genética Humana. 3ª edição, Porto. Alegre, Editora Artmed, 2013.

JORDE, Lynn B.; CAREY, John C.; BAMSHAD, Michael J.; Genética Médica. 5ª edição, Rio de Janeiro, Editora Elsevier; 2016.

PORTO, Celmo Celeno Semiologia médica I Celmo Celeno Porto ; co-editor Arnaldo Lemos Porto. 8. ed.- Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

MELO, Débora Gusmão et al. Perfil de Competência em Genética para Médicos do Brasil: uma Proposta da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 440-450, 2019.

LOPES, Carlos Henrique Martins. Et al. Avaliação da percepção de discentes de medicina sobre a genética médica durante o curso e a vida profissional, em um Centro Universitário De Belém, Pará, Amazônia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 03, Vol. 11, pp. 63-77. Março de 2021.

Published

2021-04-27

How to Cite

Lima, G. E. dos S., Azevedo, C. P., do Rosário, I. S., Martins, C. H. L., & de Oliveira, C. M. (2021). Padronização de instrumento de coleta de dados para pacientes atendidos em um centro de especialidades médicas no estado do Pará / Standardization of a data collection instrument for patients treated at a medical specialties center in the state of Pará. Brazilian Journal of Development, 7(4), 42315–42321. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-613

Issue

Section

Original Papers