Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach

Authors

  • Danilo Chaves Rangel Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Sidnei Percia da Penha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-643

Keywords:

Formação Cidadã, Ensino por Investigação, Transferência de Calor, CTS, Alfabetização Científica.

Abstract

Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado do Rio Grande do Sul, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos.  Nesse sentido, construímos um material para o aluno amparados   pela perspectiva da formação cidadã, buscando dar bases para que este se posicione criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica-AC. Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação, buscando construir os saberes necessários para a formação de uma “brigada de incêndio simulada” para atuação no colégio. Nesta sequência discutimos a importância do fogo para a sociedade; maneiras de proteger vidas numa situação de incêndio na escola; o que é o fogo e como combatê-lo; como usar aparelhos extintores de incêndio; como as chamas se propagam pelo ambiente; e finalmente, algumas dicas de segurança. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões dos sujeitos envolvidos no processo, dando-lhes base para atuarem ativamente e reflexivamente em situações de risco, além torna-los capazes de posicionarem-se acerca do tema “segurança pública”.

References

AULER, D. e DELIZOICOV, D., “Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê?”, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, junho, 2001.

BERNARDO, J. R. R.. A construção de estratégias para abordagem do tema energia a luz do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) junto a professores de física do ensino médio / José Roberto da Rocha Bernardo. – Rio de Janeiro, Tese (doutorado) – Instituto Oswaldo Cruz, Ensino em Biociências e Saúde, 2008.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n.3: p.291-313. 2002

HAZEN, R. M., & TREFIL, J. (1991). Science matters. Achieving scientific literacy. New York: Anchor Books Doubleday.

LAUGKSCH, R.C., “Scientific Literacy: A Conceptual Overview”, Science Education, v.84, n.1, 71-94, 2000.

PENHA, S. P.. A física e a sociedade na tv. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2006.

PENHA, S. P e CARVALHO, A. M. P. A inserção de aspectos sociais da ciência e da tecnologia no Ensino de Ciências: identificação de convergências internacionais. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VII ENPEC, 2011.

PENHA, S. P., Atividade sociocientífica em sala de aula de física: as argumentações dos estudantes . São Paulo, Tese(Doutorado) - Universidade de São Paulo, Instituto de Física/Faculdade de Educação, 2012.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p.474-492, 2007.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2000.

SASSERON, L. H. e CARVALHO, A. M. P. de., ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 59-77, 2011

MORAES, J. U. P.; ARAÚJO, M. S. T. O ensino de Física e o Enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.

ARAÚJO, M. S. T., ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades, Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

Published

2021-04-28

How to Cite

Rangel, D. C., & da Penha, S. P. (2021). Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach. Brazilian Journal of Development, 7(4), 42777–42788. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-643

Issue

Section

Original Papers