A tentação de Eva e a caixa de Pandora: uma análise arquetípica do caso Neymar vs. Najila segundo as primeiras mulheres das mitologias grega e judaico-cristã / The temptation of Eve and Pandora's box: an archetypal analysis of the case Neymar vs. Najila according to the first women of the greek and judeo-christian mythologies

Authors

  • Sabrina Lasevitch Menezes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-648

Keywords:

Neymar vs Najila. Estupro. Sistema Penal. Inconsciente coletivo.

Abstract

O presente artigo pretende analisar o polêmico e midiático caso Neymar vs. Najila a partir dos dois mitos mais difundidos da cultura ocidental: a caixa de Pandora e a queda do homem. A abordagem arquetípica das personagens Eva e Pandora se faz pertinente a partir do momento em que a análise a nível macro do sistema penal não se mostra capaz de explicar a forma como o caso em tela se desenrolou na prática – forma que costuma se repetir na maioria dos casos em que uma mulher busca o sistema justiça criminal para registrar a ocorrência de um estupro. A hipótese que se busca demonstrar é a de que, em que pese as leis sofrerem uma série de reformas progressistas, conquistadas pela mobilização do movimento feminista, padrões arcaicos de feminilidade continuam a permear o inconsciente coletivo, ditando a forma como a mulher é vista nas sociedades ocidentais, de modo que as conquistas feministas serão ineficazes se o movimento não atentar para estratégias também a níveis micropolíticos.

References

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. et al. Violência sexual e sistema penal: proteção ou duplicação da vitimização feminina? Sequência: Estudos jurídicos e políticos, Florianópolis, Ano 17, n. 33, p.87-144, dez. 1996.

BYINGTON, Carlos Amadeu B. À luz de uma teoria simbólica da história. In: KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. O martelo das feiticeiras. Tradução: Paulo Fróes. Rio de Janeiro: BestBolso, 2016.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, Vol. 3. Tradução: Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012

_________. O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução: Renato da Silveira. Salvador: Bahia: EDUFBA, 2008.

GILMORE, David G. Misogyny: the male malady. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2001

GUATTARI, Felix; ROLNIK; Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2000.

HAMILTON, Edith. Mythology: timeless tales of gods and heroes. New York: Black dog & Leventhal publishers, 2017.

HAYS, H. R. O sexo perigoso: o mito da maldade feminina. Rio de Janeiro: Biblioteca Universal Popular S.A., 1968.

HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Tradução: Alessandro Rolim de Moura. Curitiba, PR: Segesta, 2012.

HOMEM, Maria; CALLIGARIS, Contardo. Coisa de menina? Uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2019.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução: Maria Luiza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

MILLETT, Kate. Sexual Politics. New York: Columbia University Press, 2016.

NOGUEIRA, Renato. Mulheres e Deusas: como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.

PRIORE, Mary Del. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. São Paulo: UNESP, 2009.

SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da; ANDRADE, Marta Mega de. Mito e gênero: Pandora e Eva em perspectiva histórica comparada. In: Cadernos Pagu n.33 Campinas/SP. Jul/dez de 2009, p.313-342

TARDE, Gabriel. The laws of imitation. Translation: Elsie Clews Parsons. London: Patterson Press, 2013.

Published

2021-04-28

How to Cite

Menezes, S. L. (2021). A tentação de Eva e a caixa de Pandora: uma análise arquetípica do caso Neymar vs. Najila segundo as primeiras mulheres das mitologias grega e judaico-cristã / The temptation of Eve and Pandora’s box: an archetypal analysis of the case Neymar vs. Najila according to the first women of the greek and judeo-christian mythologies. Brazilian Journal of Development, 7(4), 42823–42843. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-648

Issue

Section

Original Papers