Educação ambiental: concepções e práticas / Environmental education: concepts and practices

Authors

  • Pedro Ramon Pinheiro de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • José Narcelio Barreto de Souza Júnior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-660

Keywords:

Educação Ambiental. Metodologias. Projetos. Ludicidade.

Abstract

Este artigo aborda a temática da Educação Ambiental. Tem por objetivo geral identificar os princípios teórico-metodológicos das práticas docentes em Educação Ambiental, desenvolvidas em Escola Estadual de Ensino Fundamental anos iniciais localizada no Município de Natal – RN. Como objetivos específicos se elencam: identificar as Políticas Públicas direcionadas para a Educação Ambiental; identificar as metodologias de ensino em Educação Ambiental que podem ser aplicadas a partir de uma visão crítica e emancipatória; analisar a prática de ensino em Educação Ambiental dos professores do ensino fundamental anos iniciais, por meio da perspectiva de uma concepção transformadora e emancipatória. Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e análise de conteúdo. Para analisar os dados, se discutiu a concepção de educação ambiental que fundamenta as políticas públicas no século XX. Se analisou as concepções, princípios e fundamentos da educação ambiental.  Analisamos as concepções dos gestores, coordenação pedagógica e docentes em relação às práticas direcionadas para a Educação Ambiental. Quanto aos resultados, constatamos que a Educação Ambiental é trabalhada em sala de aula a partir da conscientização dos estudantes, usando práticas metodológicas que envolvem projetos e atividades lúdicas. Enfim, constatamos que no Projeto Político Pedagógico da escola a Educação Ambiental é orientada para ser trabalhada a partir de temas transversais.

References

BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2011.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal - Subsecretaria de Edições Técnicas, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 fev. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm. Acesso: 25 de dezembro de 2018.

BRASIL. Lei nº 96.938/81 que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p.

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. de A. Metodologia Científica. 5. ed. 4 reimp. – São Paulo: Atlas. pág 273, 278-280, 283-286, 2010.

SATO, M.; GAUTHIER, J. Z.; PARIGIPE, L. Insurgência do grupo-pesquisador na educação ambiental sociopoética. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (orgs.). Educação Ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2005. Disponível em: <http://www.institutoaf.org.br/Sato_artmed[1].pdf>. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

SEGURA, Denise de Souza Baena. A educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo. FAPESP, 2001.

Published

2021-04-29

How to Cite

de Souza, P. R. P., & Júnior, J. N. B. de S. (2021). Educação ambiental: concepções e práticas / Environmental education: concepts and practices. Brazilian Journal of Development, 7(4), 43010–43023. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-660

Issue

Section

Original Papers