Experiência de campo dos alunos do curso de licenciatura em biologia na disciplina geologia / Field experience of students from the biology undergraduate course in geology

Authors

  • Gileno Santos Moreira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • AnnyValleria Rodrigues Nunes
  • Thomas Victor Ribeiro Coelho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29374

Keywords:

Ensino-aprendizagem, docência, didática.

Abstract

As aulas de campo é um método utilizado na atualidade para o aluno entender o que é trabalhado na teoria, pois ela possibilita uma relação direta entre teoria e prática. Esse trabalho trata sobre a primeira experiência de campo que estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA, tiveram na disciplina Geologia. Os mesmos foram a campo em Fortaleza dos Nogueiras com o objetivo de compreender os aspectos geológicos do Sul do Maranhão. A vivência em campo consolidou os conteúdos expostos nas aulas teóricas, assim como, oportunizou aos alunos, futuros docentes o uso de algumas ferramentas essenciais a qualquer profissional. Durante essa visita os educandos tiveram a oportunidade de realizar uma viagem no tempo geológico, a partir da observação de diferentes pegadas de dinossauros que estão gravadas nas rochas há mais de 200 milhões de anos. E também a chance de aprender usar o GPS, para coletar informações das coordenadas geográficas. O uso da lupa de bolso com a finalidade de identificar minerais e o tamanho dos grãos das amostras selecionadas no campo. Assim como, analisar os tipos de rochas expostas nos locais visitados, das estratificações e sua evolução ao longo do tempo e principalmente a movimentação dos materiais rochosos ao longo dos milhares de anos contribuindo para a formação da paisagem atual. Espera-se com essa primeira experiência um despertar em cada estudante sobre o conhecimento científico e o saber pedagógico, pois como serão futuramente professores necessitam passar por esses momentos de reflexão para que consigam enxergar a realidade por trás dos livros didáticos e das aulas teóricas. Portanto, a aula de campo é indispensável no processo formativo onde o cidadão irá observar, compreender e buscar soluções para diversas questões que possam aparecer durante sua jornada e dessa forma saber fazer o uso das técnicas.

References

HENCKLEIN, Fabiana Aparecia. Aulas de campo: uma estratégia de ensino necessária? Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013. p.1-8.

SENICIATO, T; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p.133-147, mar. 2004.

SILVA, André Felipe da; OLIVEIRA JÚNIOR, Rogério José de. Aula de campo como prática de ensino –aprendizagem: sua importância para o ensino da geografia. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2016. ISSN 978-85-99907-07-8. São Luiz Maranhão. p. 1-10.

VALOIS, R.S; PACHECO, A.A; MOURA, A.C,C; SILVA, F.F; MOURA,H.F.N; ALVES, P.C.A; SOUSA,S.A; RÊGO, S.S; PITOMBEIRA, T.N; DANTAS, S.M.M.M; Trilhando Conhecimento Ecológico. Revista de SBEnBIO, Nº 3. 2010.

ZORATTO, F. M. M; HORNES, K. L. Aula de campo como instrumento didático-pedagógico para o ensino de geografia. IN: os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. PDE. Artigos. Vol.1, 2014, p.1-19. ISBN 978-85-8015-080-3.

Published

2021-06-07

How to Cite

Moreira, G. S., Nunes, A. R., & Coelho, T. V. R. (2021). Experiência de campo dos alunos do curso de licenciatura em biologia na disciplina geologia / Field experience of students from the biology undergraduate course in geology. Brazilian Journal of Development, 7(5), 45146–45155. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29374

Issue

Section

Original Papers