Proposta de gerenciamento eletrônico de documentos para a coordenação de estágio do curso de secretariado executivo bilíngue da UFPB/ Proposal for electronic management of documents for the coordination of the executive secretariat course of UFPB executive secretariat

Authors

  • Elizete Coutinho
  • Adriana Zenaide Clericuzi
  • Emmanuel Gomes Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29411

Keywords:

Gestão, Documentos, Informação, Secretariado.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos para a Coordenação de Estágio do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB, devido ao grande fluxo de documentos arquivado em mídia em papel na coordenação. Como desdobramentos, os objetivos específicos são: comparar o modelo atual de arquivamento com a proposta de Gerenciamento Eletrônico de Documentos; mostrar os processos desempenhados pelo secretário (a) no real funcionamento da gestão eletrônica de documentos; Elencar as habilidades exigidas para o secretário (a) gerenciar os arquivos eletrônicos. Com isso, o referencial teórico mostrará o quanto que é importante o profissional de Secretariado Executivo ter o cuidado na guarda e manutenção dos documentos, além de saber gerenciar os documentos que já nascem eletrônicos, se apropriando de ferramentas e equipamentos de digitalização, pois a mesma já é uma realidade no âmbito empresarial. Dessa forma, abordou-se o quanto a Tecnologia da Informação está presente no cotidiano do secretariado e das empresas, melhorando a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para seus stakholderes. Para o alcance dos resultados, utilizaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. O estudo de caso foi realizado no Laboratório e Escritório Experimental de Secretariado (LABSEC), da UFPB, especificamente na coordenação de Estágio Supervisionado no semestre 2015.1. Como resultado foi comparado o modelo atual de arquivamento com o arquivamento eletrônico, além de ser apresentado um modelo para gerenciar e manusear os documentos eletronicamente na Coordenação de Estágio.

References

ALVES, Christiane Amanda L. A Importância da Tecnologia de Informação nas Empresas. Belém - PA, 2013. Disponível em:

<http://www.ipirangaeducacional.com.br/banco_arquivo/TCC%20BIBLIOTECA/ipiranga_educacional759a50189d5.pdf>. Acesso em: 16 Abril 2016.

AZEVEDO, I.; COSTA, I. Secretária: um guia prático. 6. Ed. São Paulo:Editora Senac: São Paulo, 2006.

BALDAM, Roquemar L. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos. São Paulo: Érica, 2002.

BERBE , Alexandre C. 2005. F. 102. Gestão da Informação e do Conhecimento: Reflexão de Conceitos e o Papel da Biblioteconomia. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, 2005.

BERNARDES, Ieda P.; DELATORRE, Hilda. Gestão Documental Aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.

CÁURIO, Letícia A. Gestão Eletrônica de Documentos: um estudo da produção científica na Ciência da Informação, compreendendo o período de 2004 a 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Universidade Federal, Rio Grande, 2010.

CAMPOS, André. Sistema de segurança da informação: controlando os riscos. 2. Ed. Florianópolis: Visual Books, 2007.

CARVALHO, Rodrigo B. Aplicações de Softwares de Gestão do Conhecimento: Tipologia e Usos. 2000. 144f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

CISNE, Caroline S. Gestão documental no CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Biblioteconomia - Habilitação Gestão da Informação) - Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

CONCEIÇÃO, Alexandre R. Aplicabilidade do gerenciamento eletrônico de documentos – GED no âmbito da Embrapa Meio Ambiente. 2007. Dissertação ( Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ, 2007.

DURANTE, Daniela G.; FÁVERO, Altair A (ORG) Gestão Secretarial: formação e atuação profissional. Porto Alegre: Universidade de Passo Fundo, 2009.

FAGUNDES, Vinícius B. Automação de processos em recursos humanos utilizando workflow. 2003. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

FARIAS, M. S. B;. WEBE, Sike. (ORG). Pesquisas qualitativas nas ciências sociais e na educação: proposta de analise de discursos. João Pessoa: Editora universitária da UFPB, 2008.

FANTINI, Sérgio R. Aplicação do gerenciamento eletrônico de documentos: estudo de caso de escolha de soluções. 2001. 104. Dissertação (Mestre em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 2001.

FERRARI, L. B. Gestão documental de fotografias: colaboração para a criação de um memorial da história da Unioeste – campus de Toledo. 2013. Relatório Final de Estágio Supervisionado (Bacharel em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. Ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GRION, Laurinda. A nova secretária: metacompetente proativa dinâmica. São Paulo: Madras, 2008.

LOURENÇO, Fernanda Maria A.; CANTAROTTI, Aline. A prática do conhecimento do profissional executivo na organização de arquivos: Um estudo de caso. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 111-138, jan./jun. 2010.

Disponível em: <http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/a>. Acesso em: 29 março 2016.

LIMA, Natália c. Gestão Eletrônica de Documentos (GED) em cooperativas de crédito: um estudo de caso. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquivologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, João pessoa – PB, 2013.

MACEDO, G.M.F. Bases para a implantação de um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos – GED: Estudo de caso. 2003. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

MEDEIROS, João Bosco, HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

NAKAMURA, Emílio T;. GEUS, Paulo L. Segurança de redes em ambientes coorporativos. São Paulo: Novatec editora, 2007.

NEVES, José Manoel S. A implantação de tecnologias da informação como fator de competitividade nos sistemas produtivos e nos negócios. XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/251.pdf>. Acesso em: 16 Abril 2016.

NEIVA, Edméa G; D’Elia Maria E. S. As novas competências do profissional de secretariado. 2. Ed. São Paulo: IOB, 2009.

OLIVEIRA, ANA P. Reestruturação do arquivo inativo do setor de compras da unioeste/campus de toledo/ PR. 2014. Relatório final de estágio (bacharel em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo/ PR, 2014.

_________, Joselânia Silva de. Evolução das tecnologias que mais influenciaram o trabalho do profissional de secretariado executivo nas organizações: o caso da caixa econômica federal 2014. 35f. Monografia (Graduação) – UFPB/CCAE. Mamanguape: [s.n.], 2014.

_________, Thiago Virtebo S. Gestão de documentos eletrônicos: a GED como ferramenta de trabalho. 2008. 39. Monografia (Bacharel em Biblioteconomia) – Universidade do Rio Grande do Norte, Natal /RN, 2008.

PAES, Marilena L. Arquivo: teoria e prática. 3. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

PATRÍCIO, Jediael L. Sistema Eletrônico de Documentos Institucionais Univale. 2005. 116f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em ciência da computação) Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.

PEREIRA, Suelem Suzany S. Computação em Nuvem: um levantamento sobre a utilização desta tecnologia por empresas de tecnologia da informação de Santa Catarina. 2013. F. 61 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?start=20&q=TCC+tecnologia+da+informa%C3%C3%A3o%3F&hl=pt-BR&as_sdt>. Acesso: 04 abril 2016.

SABINO, Rosimeri F; ROCHA, Fabio G. Secretariado: do estriba ao Web Writer. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, F. Gestão Eletrônica de Documentos (GED) como ferramenta de automatização das bibliotecas universitárias. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Rio de Janeiro, 2014.

_____, S. P. Gestão documental: arquivo jurídico como fonte de informação. 2010. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2010.

SOUSA, Maria Joicy S. A gestão documental nas técnicas secretarias. 2015. 68f. Monografia (Graduação) – UFPB/CCAE. Mamanguape: [s.n.], 2015.

_____, Suênia Vasconcelos. Do Papel ao Bit: A Arquivologia em meio á expansão dos Métodos eletrônicos de Produção e organização da Informação. 2011. Monografia (Graduação em Arquivologia) Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicada, João Pessoa, 2011.

VARELA, Katiusa.; NEUMANN, Susana E. A importância da arquivologia na profissão de secretário executivo. Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 36-48, n. 7, 2011. Disponível em: <http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/a>. Acesso em: 29 março 2016.

VEIGA, Denize R. Guia de secretariado: técnicas e comportamento. 3. Ed. rev. Editora atual. São Paulo: Érica, 2010.

VITALIS, Luiza W; GEÖTZKE Liane D; ANDRIOLO, Leonardo J. Da simples Arquivística à Modernidade Digital. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 2, n. 1, p.56-76, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/a. Acesso em: 29 marco 2016.

WRANY, Martina G. Gerenciamento eletrônico de documentos: um estudo de caso. 2011. Trabalho de conclusão de curso. (Bacharel em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande – FURG, RIO GRANDE / RS, 2011.

Published

2021-06-07

How to Cite

Coutinho, E., Clericuzi, A. Z., & Souza, E. G. (2021). Proposta de gerenciamento eletrônico de documentos para a coordenação de estágio do curso de secretariado executivo bilíngue da UFPB/ Proposal for electronic management of documents for the coordination of the executive secretariat course of UFPB executive secretariat. Brazilian Journal of Development, 7(5), 45543–45582. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29411

Issue

Section

Original Papers