Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content

Authors

  • Mariana Mendes Baracho
  • Nathália de Brito Figueiredo
  • Halysson dos Santos Neves
  • Maria Izabel Rodrigues Berenguer
  • José Carlos Batista das Mercês Júnior
  • Mellania Mirelli Silva Maciel
  • Mariana de França Neri Nunes
  • Guilherme Alves Teixeira
  • Caio César Victor Costa
  • Yasmin Lins de Araújo
  • Maria Cecília de Melo Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29455

Keywords:

Bioquímica, ensino, monitoria acadêmica.

Abstract

É sabido que a aprendizagem consiste em um processo contínuo, crescente e mutável, que depende de uma forte integração entre corpo docente, a monitoria acadêmica e o corpo discente para que possa ocorrer de forma eficaz. Nesse sentido, a atividade de monitoria mostra-se de suma importância, sobretudo porque permite melhorar o desempenho dos alunos na assimilação dos conteúdos ministrados, incentiva a prática da docência, tendo impacto positivo não apenas na formação do aluno, como também do monitor, através do desenvolvimento e aprimoramento de sua capacidade oratória, além de possibilitar a revisão de assuntos importantes para sua formação.

O trabalho em equipe desenvolvido durante as atividades da monitoria acadêmica permite a troca de experiências entre alunos, monitores e professores, o que também deve ser visto como de grande valia para a construção do conhecimento, enriquecendo assim aos três atores envolvidos no longo processo de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo visa relatar as experiências vivenciadas na monitoria acadêmica da disciplina de Bioquímica, do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, através da descrição de como são realizadas as atividades dos monitores da disciplina em questão.

References

Balancho, M. J. S., & Coelho, F. M. (1994). “Motivar os alunos: criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas”.

Tiba, I. (1998). “Ensinar aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização. Gente”.

Gutiérrez Rodas, J. A., & Posada Saldarriaga, R. I. C. A. R. D. O. (2004). “World tendencies in medical education”. Iatreia, 17(2), 130-138.

Silverthorn, D. U. (2006). “Teaching and learning in the interactive classroom. Advances in Physiology Education”, 30(4), 135-140.

Published

2021-06-07

How to Cite

Baracho, M. M., Figueiredo, N. de B., Neves, H. dos S., Berenguer, M. I. R., Júnior, J. C. B. das M., Maciel, M. M. S., Nunes, M. de F. N., Teixeira, G. A., Costa, C. C. V., Araújo, Y. L. de, & Silva, M. C. de M. (2021). Ensino em Bioquímica: Consolidar e Integrar Conteúdos / Teaching in Biochemistry: Consolidating and Integrating Content. Brazilian Journal of Development, 7(5), 45910–45916. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29455

Issue

Section

Original Papers