Partida de motor controlado por Arduíno usando como exemplo de aplicação um protótipo para irrigação de pequena, média e grande plantações de hortaliças / Arduino-controlled engine start using as an application example a prototype for irrigation of small, medium and large vegetables

Authors

  • Perseu Aparecido Teixeira Brito
  • Amanda Fialho
  • Ana Paula Santos da Silva
  • Aurea Messias de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30537

Keywords:

Irrigação de horta, Partida de motor, Arduino.

Abstract

Este artigo apresentou o desenvovimneto para construção de um protótipo cujo objetivo foi acionar um motor através de processo de automatização, usando o dispositivo arduino. Usando como aplicação do protótipo um projeto de irrigação para pequeno, médio e grande produção de hortaliças. Assim os objetivos específicos foram: Estudar a teoria sobre os componentes utilizado no projeto; Familiarizar-se com a plataforma Arduino e sua linguagem de programação; Apresentar o desenvolvimento do projeto. Para o desenvolvimento do estudo inicialmente definiu-se o tema, posteriormente iniciou-se a pesquisa com revisão bibliográfica. Deste modo, com a elaboração do projeto e os estudos  realizados, foi possível constatar a eficiência e a aplicabilidade da plataforma embarcada Arduíno no controle e monitoramento de um sistema de irrigação automatizado. Concluiu-se que a implementação de um sistema automatizado, é capaz de conter o desperdício de água na irrigação, de energia, produção e principalmente otimizar o tempo nas atividades em que o agricultor familiar executa na sua plantação, por exemplo, as inúmeras vezes em que é necessário averiguar quando a plantação deve ser irrigada, ou quanto de água deve ser aplicado.

References

ARDUINO. Arduino. Disponível em: <http://www.arduino.cc/>. Acesso em 18 de ju- nho de 2019.

CARVALHO, Professor Daniel Fonseca de. Engenharia de água e solo. 2010. 66 f. Dissertação - Departamento de Engenharia, Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, Seropédica-RJ, 2010.

CARVALHO, Everton Silva; ARAUJO, Luis Antônio O. IRRIGAÇÃO INTELIGENTE. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA INSTITUTO SUSTENTAR, 17. 2010,

Valinhos - SP. Anuário de Iniciação cientifica Discente. Valinhos– SP: Anhangue- ra Educacional Ltda., 2010.

CORRADI JUNIOR, Romeu. Sensores industriais. Disponível em:

<http://www.corradi.junior.nom.br/sensores_Ind.pdf>. Acesso e 01 de julho de 2019.

FONSECA, Erika Guimarães Pereira da; BEPPU, Mathyan Motta. Apostila Arduino.

Niterói-RJ: Universidade Federal Fluminense Centro Tecnológico, 2010.

FUENTES, Prof. Rodrigo C. Apostila de Automação Industrial. 2005. 31 f. - Curso de Eletrotécnica, Universidade Federal De Santa Maria Colégio Técnico Industrial De Santa Maria, Santa Maria - RS, 2005.

FRIZZONE, J.A. Função de produção. In: Faria, M.A.; Silva. E.L.; Vilella, L.A.A.; Silva, A.M. (Ed.). Manejo da irrigação. Lavras: UFLA, Sociedade Brasileira de Enge- nharia Agrícola, 2007.

LOJA DO MECÂNICO. Bomba periférica.Disponivel< www.lojadomecanico.com.br>. Acesso 01 de julho de 2019.

MERCADO LIVRE. Válvula elétrica.Disponível<https://produto.mercadolivre.com.br>. Acesso 01 de julho de 2019.

MCROBERTS, Michael. Arduino básico. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2011.

PRÁ, Bruno Rover Dal. Desenvolvimento de sistema para controle de umidade de solo em pequenas propriedades rurais. 2009. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso Aprovado Como Requisito Para Obtenção do Grau de Mestre (Superior) - Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento de Tecnologia (prodetec), Departa- mento de Prodetec – Programa De Pós-graduação Em Desenvolvimento De Tecno- logia, Lactec – Instituto De Tecnologia Para O Desenvolvimento, Curitiba, 2009.

PIVOT (Brasil). Maquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação. Microaspersão. Dis- ponível em: <http://www.pivot.com.br/irrigacao/pivo/index.php?ir=1&id=161>. Acesso em 01 de julho de 2019.

RODRIGUES, Lucas; SARTORI, Eliseu; GOUVEIA, Bruno. Introdução ao Arduino.

Mato Grosso do Sul: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2012.

Published

2021-06-07

How to Cite

Brito, P. A. T., Fialho, A., Silva, A. P. S. da, & Jesus, A. M. de. (2021). Partida de motor controlado por Arduíno usando como exemplo de aplicação um protótipo para irrigação de pequena, média e grande plantações de hortaliças / Arduino-controlled engine start using as an application example a prototype for irrigation of small, medium and large vegetables. Brazilian Journal of Development, 7(5), 53400–53419. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30537

Issue

Section

Original Papers