Análise de custos dos cursos de graduação do centro de ciências tecnológicas da FURB como base para o estudo da evasão dos acadêmicos / Cost analysis of undergraduate courses at the FURB technology center as a basis for the study of academic evasion

Authors

  • Dagoberto Stein de Quadros
  • Paulo Roberto Brandt
  • Adriano Péres

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-311

Keywords:

Custos diretos, Custos indiretos, Cursos de graduação, Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade

Abstract

Este trabalho apresenta estudos para caracterizar os custos dos cursos de graduação do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau com base no balanço da instituição realizado no ano de 2014. São caracterizados os custos indiretos da instituição e os custos diretos totais e os custos indiretos para o Centro de Ciências Tecnológicas. Faz-se o levantamento do número de alunos matriculados e de vagas na data do balanço, define-se os custos por curso e por aluno matriculado e os custos por curso e por vaga. A metodologia apresentada fornece uma ferramenta para que se possa iniciar a análise de custos que servirá para a tomada de decisão na instituição em relação a correta precificação dos seus cursos.

References

ABREU, A. L.; GUSKE, A. C.; GARCIA, R. L. Análise de custos: uma comparação entre duas universidades públicas do sul do Brasil. XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves, Brasil. 26 a 28 de agosto de 2015.

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. Prentice Hall Brasil,12 Ed, 2006, 776p.

MAGALHÃES, E. A. et al. Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa. RAP Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.44, n.3, p. 637-666, 2010.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003, 376p. NEWNAN, D. G.; LAVELLE, J. P. Fundamentos de Engenharia Econômica. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2000,370p.

PETER, M. G. A. et al. Sistema de apuração de custos das Universidades Federais Brasileiras: uma análise crítica. In: Anais do VIII Congresso del Instituto Nacional de Costos, Punta Del Este, Uruguai. 2003.

THEISS, J. R.; KRIECK, M. Custos e preços sugeridos de venda: serviços, comércio e indústria: enfoques essencialmente práticos. 2. ed. Blumenau: Odorizzi, 2005,147p.

Published

2018-07-21

How to Cite

Quadros, D. S. de, Brandt, P. R., & Péres, A. (2018). Análise de custos dos cursos de graduação do centro de ciências tecnológicas da FURB como base para o estudo da evasão dos acadêmicos / Cost analysis of undergraduate courses at the FURB technology center as a basis for the study of academic evasion. Brazilian Journal of Development, 4(6), 3064–3076. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-311

Issue

Section

Original Papers