Alfabetização ecológica através do conselho de todos os seres: um encontro da ecopedagogia com a educação infantil / Ecological literacy through the council of all beings: an encounter of ecopedagogy with early childhood education

Authors

  • Wesley Marver de Freitas Silva
  • Rejane Dias Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-078

Keywords:

Ecopedagogia. Educação infantil, Alfabetização Ecológica, Conselho de todos os Seres, Subjetividade.

Abstract

Este trabalho pretende analisar a importância da Ecopedagogia no contexto educacional, principalmente na educação infantil. O trabalho apresenta reflexões a partir de uma discussão teórica e bibliográfica. As reflexões deste artigo surgiram a partir de uma abordagem qualitativa diante da pesquisa, onde a preocupação central foi discutir possíveis potencialidades e desafios de teorias da educação ambiental na atualidade. Os aportes teóricos sobre esta experiência se caracterizam como coração deste trabalho. Foram destacados a Ecopedagogia, e a Alfabetização Ecológica como temas importantes para se considerar uma educação do presente e para o futuro. Portanto, os resultados finais do trabalho apontam para questões importantes cuja finalidade é refletir os desafios da formação profissional docente no país à luz dos temas abordados, cujo caminho teórico revelou uma aproximação das temáticas com uma humanização, não apenas para o progresso do século XXI, mas para a ética humana e para a Terra enquanto organismo vivo. No que se refere a prática apontada, o trabalho enxerga na atividade chamada por conselho de todos os Seres um importante ponto de ligação entre os pressupostos básicos da Ecopedagogia e a educação infantil. Por fim, a pesquisa feita em repositórios de trabalhos científicos revelou o tema como um campo ainda muito pouco discutido em produções acadêmicas.

References

BOFF, Leonardo. A força da Ternura: Pensamentos para um mundo igualitários, solidário, pleno e amoroso. Sextame. Rio de Janeiro, 2006.

CALIXTO, Flander. Ecopedagogia nas relações do sujeito com o cotidiano. 2005. Disponível em: Acesso em: 20 de novembro de 2015.

CAPES. Catálogo de teses e dissertações. Disponível em: <https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/> Acesso em: 17 de Dezembro de 2019.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

___________. Alfabetização Ecológica. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2005.

CORNELL, Joseph. Vivências com a natureza. 01 ed. São Paulo: Aquariana, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

________.Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.

_________. Ecopedagogia e Educação para a sustentabilidade. 1998. Instituto Paulo Freire. Universidade de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 05 de dezembro de 2015.

________. Fórum Mundial de Educação: proposições para outro mundo possível. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

________. A Carta da Terra na Educação. São Paulo: Instituto Paulo Freire: 2010.

________. Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2001. Disponível em: Acesso em: 07/09/2016.

GUTIÉRREZ, Francisco. PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária.3Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

KUHLMANN JR., M., (2001). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

___________, (2000). Educando a infância brasileira. In: LOPES, E.M.T.; FARIA FILHO, L.M.; VEIGA, C.G. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, p. 469-496.

___________, BARBOSA, M.C., (1998). Pedagogia e rotinas no “Jardim-da-Infância”. In: KUHLMANN JR., M., op. cit., p. 111-179.

MACY, Joanna e Brown, Molly Y. Nossa vida como Gaia. Práticas para reconectar nossas vidas e nosso mundo. São Paulo: Editora Gaia, 2004

MENDONÇA, Rita. Educação Ambiental Vivencial. In: Encontros e caminhos formação de educadores ambientais e coletivos educadores. Brasília, Ministério do Meio Ambiente, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. 80

__________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NASCIMENTO, Lizandra; AZEVEDO, Gilmar ; GHIGGI, Gomercindo. O conceito de amorosidade em freire e a recuperação do sentido de educar. Recife-Pernambuco. 2016.

SCHÖN, Dolnad. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA, O. H. F. E SOARES, A. S. Educação Infantil no Brasil: Histórias e desafios contemporâneos. Argumentos Pró-Educação. 2017.

SILVA, Wesley. Ecopedagogia na formação do professor de geografia: um estudo sobre memórias, experiências e identidades. IX Colóquio internacional Paulo Freire.

Recife-Pernanbuco. 2016. Disponível em: < file:///C:/Users/wesley/Downloads/642-2263-1-PB.pdf> Acesso em: 27 de junho de 2019.

SOARES, A. S. A Educação Infantil na rede pública de ensino: por um projeto pedagógico de qualidade. Práxis Educativa, v. 10, n. 2, p. 511-532, 2015.

Published

2021-08-05

How to Cite

Silva, W. M. de F., & Silva, R. D. (2021). Alfabetização ecológica através do conselho de todos os seres: um encontro da ecopedagogia com a educação infantil / Ecological literacy through the council of all beings: an encounter of ecopedagogy with early childhood education. Brazilian Journal of Development, 7(8), 76834–76849. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-078

Issue

Section

Original Papers