Extração de óleo de café verde utilizando banho ultrassônico / Extraction of green coffee oil using ultrasonic bath

Authors

  • Vithoria Gauglitz Tanaka
  • Henrique Larocca Carbonar
  • Luana Cerri Gabriel
  • Aline Coqueiro
  • Priscilla dos Santos Gaschi Leite
  • Simone Delezuk Inglez
  • Erica Roberta Lovo da Rocha Watanabe

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-516

Keywords:

Óleo, Café, Banho Ultrassônico.

Abstract

O óleo de café vem ganhando espaço principalmente nas indústrias cosméticas e farmacêuticas por conta de seus componentes benéficos ao organismo humano, sendo a extração sólido-líquido, imersão do grão em solvente, uma das principais formas de obtê-lo. Esse método utiliza, geralmente, altas temperaturas, que podem degradar os componentes presentes no óleo, pensando na qualidade do extrato, fez-se o uso de banho ultrassônico, que possibilita a extração à temperatura ambiente. Atualmente o solvente mais utilizado é o hexano, pois é um composto apolar assim como o óleo, porém é derivado do petróleo, tóxico e cancerígeno. Por conta dessas desvantagens estudou-se o etanol como co-solvente, por ser atóxico e oriundo de fonte renovável, apresentando resultados satisfatórios, apesar de possuir menor afinidade com o óleo, por ser um composto polar. Para identificar a condição ótima de extração, estudou-se também a cinética de extração, para identificar o tempo necessário que as amostras deveriam ficar no banho ultrassônico, encontrando um tempo de 2 horas, e a influência do tamanho da partícula, encontrando resultados de acordo com a literatura.

References

ALBUQUERQUE, C. L. C.; Extração Supercrítica de Matrizes Vegetais Oleaginosas: Rendimento Global, Cinética de Extração, Composição Química e Atividade Antioxidante. 120f. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO CAFÉ. O Café Brasileiro na Atualidade.

BATISTA, G. L. A. S.; et. al.; Extração do Óleo da Borra do Café: Alternativa para Redução dos Impactos Ambientais. XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, Fortaleza, 2016.

BRUNI, G. P. et.al; Estudo do Método de Ultrassom para a Extração de Óleo de Sementes de Uva Provenientes de Rejeitos do Processo Vinícola. XX Congresso De Engenharia Química, Florianópolis, 2014.

COELHO FILHO, A. C. de A.; Extração Sólido-líquido a Quente de Lipídios de Alimentos Industrializados. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, 2015.

LONGO, I. A.; ASSIS, R. P.; TANAKA. V. G.; GABRIEL, L. C.; COQUEIRO, A.; WATANABE, E. R. L. R.; LEITE, P. S. Extração de óleo vegetal utilizando co-solvente em banho ultrassônico, Brazilian Applied Science Review, v. 4, n. 3, 1842-1847, 2020.

MARTINS, C. R.; LOPES, W. A.; ANDRADE, J. B.; Solubilidade das Substâncias Orgânicas. Química Nova, v. 36, 2013.

NOSARI, A. B. F. L. et.al.; Improved Green Coffee Oil Antioxidante Activity for Cosmetical Purpose by Spray Drying Microencapsulation. Barazilian Journal of Pharmacognosy, 2015.

OLIVEIRA, P. M. A.; Óleo de Grãos de Café Verde Obtido por Extração Supercrítica, Extração com Fluído Pressurizado e Comparação de sua Composição com o Óleo de Café Extraído Pelos Pequenos Produtores do Estado de São Paulo – Análise da Concentração de Compostos Bioativos. 102f. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, Pirassununga, 2013.

ORTIZ, R. W. P. Estudo Teórico e Experimental da Extração de Café com Ciclos de Compressão e Descompressão Hidrostática. 90f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná, 2015.

SANDI, D.; Extração do Óleo e Diterpenos do Café com CO2 Supercrítico. 155f. Tese de doutorado – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2003.

SILVA, L. L. et al.; Parametrização das Condições de Obtenção do Extrato do Café. Coffe Science, v. 10. 2015.

SILVA, L. L. et.al; Parametrização das Condições de Obtenção do Extrato do Café Verde e Torrado com CO2 Supercrítico. Coffee Science, Lavras, v. 10, n. 1, p. 65 - 75, 2015.

TSUKUI, A.; OIGMAN, S. S.; REZENDE, C. M.; Óleos de Grãos de Café Cru: Diterpenos Cafestol e Caveol. Revista Virtual de Química, 2014.

WAGEMAKER, T. A. L.; Variabilidade do Teor de Óleo, de seu Fator de Proteçção Solar e de Outros Componentes da Fração Lipídica do Gênero Coffea Visando Usos Alternativos aos Grãos. 96f. Dissertação de Mestrado. Instituto Agronômico, Campinas, 2009.

ZACHI, R. Influência da Temperatura no Processo de Extração de Óleo de Soja em Leito Fixo. Dissertação de Mestrado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2007.

Published

2021-08-23

How to Cite

Tanaka, V. G., Carbonar, H. L., Gabriel, L. C., Coqueiro, A., Leite, P. dos S. G., Inglez, S. D., & Watanabe, E. R. L. da R. (2021). Extração de óleo de café verde utilizando banho ultrassônico / Extraction of green coffee oil using ultrasonic bath. Brazilian Journal of Development, 7(8), 83457–83466. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-516

Issue

Section

Original Papers