Sugestão de grupos de ajuda como forma de assistência psicológica ao policial militar / Suggesting help groups as a form of psychological assistance for the military policeman

Authors

  • Julio Cesar Vieira da Rosa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-607

Keywords:

policial militar, estresse, grupos de ajuda, assistência psicossocial.

Abstract

Modernamente a atenção das autoridades sanitárias tem-se voltado para os efeitos de situações de estresse na higidez física, mental e social – para citar os domínios elencados pela constituição da OMS - dos agentes encarregados de fazer cumprir as leis. Neste contexto, ganha destaque o emprego de grupos de ajuda, instituídos em âmbito corporativo, voltados especialmente para aplicação de elementos terapêuticos na seara psicológica. O presente trabalho busca apresentar, de forma sucinta, como a criação de um grupo assistencial, valendo-se das múltiplas competências resultantes da somatória de diversos indivíduos, tendem a produzir resultados positivos na saúde psicológica de policiais militares submetidos a situação de estresse no decurso da atividade profissional, acrescentando-lhes confiança e diminuindo a ansiedade. Concluiu-se, por fim, pela necessidade de comprometimento institucional para a constituição de grupos de apoio, aptos a realizar intervenções psicossociais, não só visando responder às necessidades terapêuticas do paciente, mas também – e principalmente – para promove a valorização do indivíduo.

References

AIAZZI, Nella G. Implicações Psicológicas da doença humana e funções do psicólogo no hospital, um estudo teórico e prospectivo. 1 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977.

CALDERELLI, Paulo. Dicionário Enciclopédico de Psicologia Geral. São Paulo: Formar, 1972.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. Fundamentos Básicos.

ed. São Paulo: Manole, 2016.

CRUTCHFIELD, Richard S. et al. O indivíduo na Sociedade. Um Manual de Psicologia Social. v. 2. São Paulo: Pioneira, 1969.

GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligência Emocional. São Paulo: Objetiva, 1999.

KADIS, A. L. et al. Psicoterapia de Grupo. 3 ed. São Paulo: Artes Médicas, 1996. MARTINS, Luiz A. N. Revista Veja. fev.1997. São Paulo: Abril, 1997.

SALOMON, Roger. Trauma Pós-Tiroteio. Revista Especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, n.esp, 1993.

VIOLANTI, John. Padrões de Estresse no Trabalho Policial. Um Estudo Longitudinal.

Revista Especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, n.esp, 1993.

Published

2021-08-27

How to Cite

da Rosa, J. C. V. (2021). Sugestão de grupos de ajuda como forma de assistência psicológica ao policial militar / Suggesting help groups as a form of psychological assistance for the military policeman. Brazilian Journal of Development, 7(8), 84771–84785. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-607

Issue

Section

Original Papers