ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING

Authors

  • Cínthya Nicoléia M. Félix da Cunha
  • Emanuelle Clímaco Rodrigues
  • Helder Regino da Costa Silva
  • Leylla Maraisa Silva Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-649

Keywords:

Estratégia, Leitura, Prazer, Hábito.

Abstract

O presente artigo discorre sobre a importância da utilização de estratégias de ensino/aprendizagem de leitura dentro de sala de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica, propõe-se compreender a relevância de ações sistematizadas e organizadas de ensino de leitura, visando sua contribuição no processo de aquisição do hábito de ler. A discussão está situada no âmbito da Teria Interacionista de Leitura. Espera-se que o presente trabalho possa servir, não somente como reflexão para trabalhos posteriores, mas sirva de estímulo à inserção das estratégias e procedimentos na prática dos docentes que a ele tiverem acesso e que, de certa forma, funcione como uma espécie de “colírio” teórico-metodológico que amplie a perspectiva sobre a real necessidade de reformulação de muitas práticas de ensino de leitura.

References

AGUIAR, Vera Teixeira de. Leituras para o 1º grau: critérios de seleção e sugestões. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 1ª edição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e Formando Leitores: orientações para o trabalho com a literatura infantil. 1º Volume. São Paulo: Global Editora, 2007.

___________. Lendo e Formando Leitores: orientações para o trabalho com a literatura infantil. 2º Volume. São Paulo: Global Editora, 2007.

CHIAPPINI, Lígia, e HUBNER, Regina Maria. Ao pé do texto na sala de aula. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 1ª edição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: LAJOLO, Marisa (Org.). 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2003.

KATO, A. M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fortes, 1990.

KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7ª edição. Campinas – SP: Pontes, 2000.

LOPES, Iveuta de Abreu. Cenas de letramentos sociais. Recife – PE. Programa de Pós-Graduação da UFPE, 2006.

MAGALHÃES NETO, Pedro Rodrigues. Leitura e senso crítico: uma pesquisa com alunos de 5ª e 6ª séries. Teresina – PI: Halley, 2004.

___________. Leitura: algumas considerações. In: LOPES, Iveuta de Abreu (Org.). Letras em revista. 1ª edição. Teresina – PI: Curso de letras da Universidade Estadual do Piauí, 2007.

MOURA, Ana Aparecida V. de; MARTINS, Luzinethe Rodrigues. A mediação da leitura: do projeto à sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al (Org.) Leitura e Mediação Pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012. p. 87-112.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10ª edição. São Paulo: Cortez, 2005.

SMITH, F. Understanding reading. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.

ZILBERMAN, Regina. A leitura na escola. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 1ª edição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Published

2021-08-30

How to Cite

Cunha, C. N. M. F. da, Rodrigues, E. C., Silva, H. R. da C., & Bezerra, L. M. S. (2021). ESTRATÉGIAS DE LEITURA / STRATEGIES OF READING. Brazilian Journal of Development, 7(8), 85395–85413. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-649

Issue

Section

Original Papers