Percepção de competência dos recém-bacharéis do curso de administração e o mercado de trabalho / Competence perception of recent graduates of business administration and the labor market

Authors

  • João Felipe Machado da Silva
  • Maria Alice Pereira
  • Adriana Maria Christino de Souza
  • Melchior Aparecido de Souza Junior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-195

Keywords:

Bacharel em Administração, Competências, Carreira, Mercado de Trabalho.

Abstract

Com a globalização, a relevante importância das pessoas para gerenciar organizações que visem a otimização produtiva deve ser elucidada. Nesta direção, faz-se mister enaltecer o papel do administrador de empresas, elo que auxilia melhores resultados econômicos. À luz deste tema, a presente pesquisa objetiva identificar quais seriam as competências necessárias para que estes gestores desenvolvam no ambiente educacional, enquanto bacharelandos do curso superior de Administração. Para tanto, fez-se inicialmente pesquisa bibliográfica acerca desta proposição para embasar a fase seguinte, em que, por meio de questionários, egressos de uma relevante Instituição de Ensino Superior, graduados há até 2 anos, pudessem demonstrar suas próprias perspectivas acerca do cenário de mercado de trabalho ao qual pertencem, tal como quais seriam as competências mais relevantes dentre as quais aprenderam ou deveriam ter melhorado durante a vida estudantil no ensino superior. As competências mais valoradas pelos egressos são aquelas relacionadas ao trabalho em equipe, a comunicação, a busca conjunta de soluções e a tomada de decisão para a resolução de problemas. Estes resultados viabilizam a formação de plano pedagógico de ensino para o curso de Administração mais voltados para o desenvolvimento destas competências. Ademais, possibilitam a reflexão do próprio discente durante sua formação acadêmica, para que permita o ingresso de profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho, objetivando, indiretamente, a vantagem competitiva das organizações.

References

ALMEIDA, A. J. Empregabilidade, contextos de trabalho e funcionamento do mercado de trabalho em Portugal. Revista de Ciências da Educação. Sísifo, n. 2, p. 51-58, jan. / abr., 2007.

CAMPOS, I. M. S.; ROSA, M. N. B. O administrador e o mercado de trabalho: análise do perfil exigido pelas empresas em João Pessoa/PB. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 6., 2009, São Paulo. Anais. São Paulo: CONVIBRA, 2009. Disponível em: https://www.convibra.org/2009/artigos/2000.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.

CARVALHO, L. V. Recrutamento e seleção por competências / Leda Maria Vecchioni Carvalho, Antonio Eugenio Valverde Mariani Passos, Suzana Barros Corrêa Saraiva. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier 2005

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6ª. ed. - Rio de Janeiro: Campus, 2003.

DESSLER, G. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1996.

KUAZAQUI, E., KANAANE, R. Marketing e desenvolvimento de competências. São Paulo: Nobel, 2004.

MARCONATO, M. L.; OLIVEIRA, S. L. D. Mercado de trabalho dos profissionais formados em administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, 2008.

MOURA, J. M. M. O.; ALBUQUERQUE, J. L.; SILVA, B. C.; ALVES, A. S.; NETO, J. S. C.; SILVA, I. M. M. Elementos estruturantes e indicadores de empregabilidade de Egressos: Estudo de caso em cursos de Nível Médio a distância. Brazilian Journal of Development. ISSN 2525-8761. Curitiba, v.6, n.10, p.79671-79685, out. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/18494/14896

OLIVEIRA, O.J. O Administrador e a Liderança. Saber Acadêmico, 2007.

QUEIROGA, G. et al. Descrição do Perfil do Administrador Formado na Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Guajará-Mirim/RO, 2007.

RESENDE, E. O livro das competências. São Paulo: Qualimark, 2000.

RIBEIRO, R. S. Formação profissional, mercado de trabalho e carreira: a percepção dos bacharéis do curso de administração da Universidade Federal do Mato-Grosso Campus Rondonópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Rondonópolis – MT,

ROBBINS, S. P. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.

SANTOS, D. A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DO ADMINISTRADOR. UNICEUB. 2006. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/728/2/20019416.pdf. Acessado em 26 de jul de 2021.

SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 26 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2010.

SILVA, J. C. B. da. et al. Perfil do corpo discente do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Brasileira de Administração Contemporânea. Rio de Janeiro, 1995.

SILVA, P. O. M.; SILVA, C; SILVA JUNIOR, A. As competências dos administradores: seu processo de formação e as exigências do mercado de trabalho. CONTEXTUS – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 2016. Disponível em: http://www.contextus.ufc.br. Acesso em: 10 jun. 2021.

SILVA, M. J. S. Desafios dos jovens administradores no mercado de trabalho: Percepções dos Formandos 2017 da Faculdade de Itaituba – FAI. Faculdade de Itaituba. Disponível em:http://www.faculdadedeitaituba.com.br/pdf.php?id=9&f=TCC%20MARIA%20JOS%C3%89LIA.pdf. Acesso em 24 out. 2020.

Published

2021-10-18

How to Cite

da Silva, J. F. M., Pereira, M. A., de Souza, A. M. C., & de Souza Junior, M. A. (2021). Percepção de competência dos recém-bacharéis do curso de administração e o mercado de trabalho / Competence perception of recent graduates of business administration and the labor market. Brazilian Journal of Development, 7(10), 97604–97618. https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-195

Issue

Section

Original Papers