Controle interno como ferramenta de gestão na prevenção e redução de fraudes e erros nas organizações empresariais / Internal control as a management tool in the prevention and reduction of fraud and errors in business organizations

Authors

  • Luciandra Maria Leal Dos Santos
  • William J. De J. Muller do Nascimento
  • Diego Vinicio Bernardino de Souza
  • Oziel Ibernom Vasconcelos
  • José Carlos Alves Roberto
  • Meg Rocha da Cunha Serra
  • Nelânia Ferreira Lopes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-301

Keywords:

Controle interno, fraudes, gestão organizacional.

Abstract

O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, que aborda sobre o controle interno. Que são os sistemas usados por uma organização para gerenciar riscos e diminuir as fraudes. A estrutura desse mecanismo é composta pelos fatores de controle, pelas ferramentas da contabilidade e por procedimentos denominados atividades de controle. Um sistema de controle interno devidamente projetado e funcionando não eliminará o risco de perda, mas o reduzirá. A presente pesquisa tem como objetivo principal descrever e relacionar a importância do controle interno como mecanismo essencial para o controle de fraudes em empresa. Já os objetivos específicos são: apresentar as ferramentas e estratégias utilizadas para o segmento do controle interno organizacional; descrever o papel da contabilidade na gestão do controle interno de uma empresa e relacionar o controle de fraudes em empresas com a eficácia do controle interno. O presente artigo tem intuito de responder a seguinte pergunta problema: de que forma uma organização pode estabelecer a necessidade da implantação de sistemas para o controle interno e qual a segurança que essa implantação possa garantir a redução de riscos e ocorrência de fraudes? Portanto, o presente artigo trata-se de uma revisão de literatura que utiliza os fins exploratórios, com a utilização e análise de artigos científicos e livros que abordam a temática escolhida nessa pesquisa. Sendo esperado com o desenvolvimento da pesquisa que as informações selecionadas possam alcançar os objetivos estabelecidos e responder à pergunta problema escolhida. Além de servir como material de apoio para acadêmicos e recém-formados e profissionais da área.

References

ALVES DA SILVA, Kleiton Henrique et al. O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DE FRAUDES: UM ESTUDO DE CASO NUMA MINERADORA. Revista Opara, v. 5, n. 1, 2015.

ANDRADE, Charliene Bruna Holanda; MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi. As inovações tecnológicas e a contabilidade digital: um estudo de caso sobre a aceitação da contabilidade digital no processo de geração de informação contábil em um escritório contábil do Vale do Paranhana/RS. Revista Eletrônica de Ciências Contábeis, v. 9, n. 1, p. 93-122, 2020.

ARAÚJO, Wánderson Cassio Oliveira; INOMATA, Danielly; VARVAKIS, Gregório. Desenvolvimento sustentável empresarial: O uso da gestão da informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, n. 3, p. 119-135, 2014.

ASSI, Marcos. Gestão de riscos com controles internos. Saint Paul Editora, 2021.

AVALOS, José Miguel Aguilera et al. Auditoria e gestão de riscos. Saraiva Educação SA, 2017.

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial. Saraiva Educação SA, 2017.

BARALDI, Paulo. Gerenciamento de riscos empresariais. Cia do eBook, 2018.

BATISTA, DANIEL GERHARD. Manual de controle e auditoria. Saraiva Educação SA, 2017.

BRASIL, Andrea et al. A importância da governança corporativa e do controle interno na área contábil. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 17, n. 1, p. 148-174, 2020.

BRITO, Márcia Filipa Bernardo de. A Importância do Sistema Integrado de Gestão Empresarial para as Organizações. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra.

COSTA, Wellyson Celestino da. Sistema de controle interno: estudo em uma empresa pública de concessão de crédito. 2019. Trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal da Paraíba.

ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. Artes Médicas, 2018.

GARCIA, Osmarina Pedro Garcia; KINZLER, Lindomar; ROJO, Claudio Antonio. Análise dos sistemas de controle interno em empresas de pequeno porte. Revista INTERFACE-UFRN/CCSA ISSN Eletrônico 2237-7506, v. 11, n. 2, 2014.

JESUS, Vanessa Aparecida Pereira; BARBOSA, Frederico Kauffmann. Sistema de Gestão Empresarial ERP. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 30, p. 294, 2016.

JÚNIOR, Valdério Freire de Moraes; ARAUJO, Aneide Oliveira. CARACTERÍSTICAS DO CONTROLE INTERNO NAS EMPRESAS CONTÁBEIS. Revista Razão Contábil & Finanças, v. 4, n. 1, 2013.

JUSTINO, Sidney Gonçalves; DA SILVA, Ana Cláudia. O controle interno aliado à auditoria interna para prevenir as fraudes e irregularidades nas empresas. ANAIS SIMPAC, v. 6, n. 1, 2016.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. In: Fundamentos da metodologia científica. 2010. p. 320-320.

LORENZONI, Rafaela; VIEIRA, Eloir Trindade Vasques. O Controle Interno e a Auditoria como Ferramenta de desenvolvimento nas Micro e Pequenas Empresas. Revista GEDECON-Gestão e Desenvolvimento em Contexto, v. 1, n. 1, p. 118-132, 2013.

MONTEIRO, Renato Pereira. Análise do sistema de controle interno no Brasil: objetivos, importância e barreiras para sua implantação. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 25, p. 159-188, 2015.

OLIVEIRA, MARCO ANTONIO GARCIA. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas. Saraiva Educação SA, 2017.

RAMOS, Tatiana Rodrigues de Oliveira. Controle interno em empresas de pequeno porte: um enfoque no estoque de uma distribuidora de autopeças. Revista OPAR. 2015 Vol. 5 Issue 1, preceding p1-1. 27p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Joacir Martins da. Controle interno transparência segurança. Contabilidade Pública-Unisul Virtual, 2017.

SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos. Saraiva Educação SA, 2017.

VALENTIM, Isabella Christina Dantas; DA SILVA, Luciana Oliveira; PASSOS, Jean Gama. Controle interno e gestão de risco: uma revisão baseada em estudos brasileiros. Revista INTERFACE-UFRN/CCSA ISSN Eletrônico 2237-7506, v. 13, n. 1, 2016.

Published

2021-10-22

How to Cite

Dos Santos, L. M. L., do Nascimento, W. J. D. J. M., de Souza, D. V. B., Vasconcelos, O. I., Roberto, J. C. A., Serra, M. R. da C., & Lopes, N. F. (2021). Controle interno como ferramenta de gestão na prevenção e redução de fraudes e erros nas organizações empresariais / Internal control as a management tool in the prevention and reduction of fraud and errors in business organizations. Brazilian Journal of Development, 7(10), 99169–99185. https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-301

Issue

Section

Original Papers