Aplicação das ferramentas do marketing digital em pequenos negócios: uma análise por meio da ferramenta MASP / Applying digital marketing tools in small businesses: an analysis using the MASP tool

Authors

  • Alisson José Gonçalves Campos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Christian Henrique Capeli Daher
  • Guilherme Morais Pereira
  • Renato Henrique Brito Bento
  • Rita de Cássia Arantes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-373

Keywords:

Marketing 4.0. Redes sociais. Instagram.

Abstract

Com o aumento da tecnologia e a utilização cada vez mais constate das redes sociais por parte da sociedade, a utilização destas plataformas para os negócios se torna um caminho cada vez mais atrativo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo, aplicar conceitos de marketing digital em um empreendimento que apresenta baixa visibilidade perante ao público-alvo. Para isso, a metodologia utilizada foi método MASP, que através de suas etapas consegue demonstrar os pontos vulneráveis da empresa, e quais seriam as melhores estratégias para melhorar os resultados utilizando marketing digital. Ao passar o período de aplicação do método, os resultados demonstram um aumento significativo da visibilidade do perfil da loja no Instagram, e consecutivamente um aumento do lucro mensal do empreendimento, concretizando a eficácia na utilização de ferramentas do marketing digital.

References

BASTOS JÚNIOR, L. C. S. Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) apoiado no ciclo PDCA: um estudo bibliográfico. Revista Brasileira de Administração Científica, v.7, n.1, p.6-13, 2016.

CARVALHO, Bruna. O uso de redes sociais por microempresa para conquistar clientes: estudo de caso de uma loja de roupas de Goiânia-go. Repositório PUC Goiás, Goiânia, Goiás, 2020.

FONTES, Cristiano et al. Aplicação da MASP para melhoria dos índices de produtividade e eficiência em linhas de produção: Um estudo de caso em uma indústria de bebidas. ABEPRO - Enegep, 4 jul. 2011.

GRACIOSO, Francisco. Marketing: O Sucesso em 5 Movimentos. São Paulo, São Paulo: Atlas, 1997. 256 p. v. 1. E-book (256 p.)

JUNIOR, Pedro Costa. Marketing digital em mídias sociais e os resultados para as empresas de comércio do vestuário da cidade de canela/rs. Repositório UCS, 2020.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. 794 p. E-book (794 p.).

LIMA, Delano et al. Modelo de classificação de dados não estruturados para análise da competitividade de mercado. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, 2021.

MONTEIRO, Plínio. Gestão de Marketing. Belo Horizonte, Minas Gerais: New360, 2017. 129 p. v. 1.

OKADA, Sinoda et al. Estratégia de marketing na era da busca. Revista Brasileira de Marketing – ReMark, v. 10, n. 1,2011.

ROSA, R.; CASAGRANDA, Y. G.; SPINELLI, F. E. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de tecnologia aplicada, v. 6, n. 2, 2017.

SANTOS, Michele et al. Evolução da empresa Nubank por meio das estratégias de marketing digital. Revista Alomorfia, v. 4, n.1 p. 21-31, São Paulo, 2020.

SILVA, Arthur. Tecnologia em vendas: Estudo de caso em uma pequena empresa. Repositório PUC Goiás, Goiânia, Goiás, 3 dez. 2020.

SILVA, Mauricio. Marketing 4.0 e conteúdo nas mídias sociais: O caso Netflix no Facebook. UFRGS Repositório digital, Porto Alegre, 2017.

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo, São Paulo: Novatec Editora Ltda, 2009. 395 p.

VICTORINO, Karoline et al. Uso do marketing digital: uma análise de empresas de um parque tecnológico. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 4, 2020.

Published

2021-10-27

How to Cite

Campos, A. J. G., Daher, C. H. C., Pereira, G. M., Bento, R. H. B., & Arantes, R. de C. (2021). Aplicação das ferramentas do marketing digital em pequenos negócios: uma análise por meio da ferramenta MASP / Applying digital marketing tools in small businesses: an analysis using the MASP tool. Brazilian Journal of Development, 7(10). https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-373

Issue

Section

Original Papers