Os benefícios do emprego educacional de maquetes: Uma revisão integrativa de literatura / The benefits of the educational use of mockups: An integrative literature review

Authors

  • Fabrício Reimes Neves Rodrigues Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Yllara Maria Gomes de Matos Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-413

Keywords:

Maquetes. Educação. Revisão Integrativa de Literatura.

Abstract

À semelhança deste pesquisador, docentes de variadas áreas do conhecimento têm autonomamente lançado mão de maquetes como tecnologias educacionais mediadoras de processos cotidianos construídos em sala de aula, mas, ainda carentes de lastro teórico que lhes precise quais sejam os benefícios deste uso. Por esta razão, acredita-se aqui ser necessário revisar a literatura que faz referência às experiências que atestam a existência destes benefícios do uso educacional das maquetes; com vistas ao estabelecimento de marcos para a progressão das discussões sobre o tema. Daí é que nasce da hipótese que se defende aqui: que a justaposição e análise de experiências docentes sobre o emprego educacional de maquetes, que sejam oriundas de publicações científicas, possam dispor a educadores outros, fonte confiável de pesquisa sobre a existência e a natureza destes benefícios. O objetivo geral deste trabalho é, portanto, identificar, a partir das informações proporcionadas por revisão integrativa de literatura, os benefícios do uso educacional de maquetes, que, em cadeia, contribuam desejavelmente para o cotidiano escolar, para a aprendizagem e para o trabalho docente. Para atingir este objetivo, procedeu-se revisão integrativa de literatura para a coleta de dados, bem como, uma análise de conteúdo, para a análise destas informações coletadas. A realização desta revisão deu causa à indicação de pelo menos seis benefícios do emprego educacional das maquetes, comprobatórios de sua capacidade mediadora: a) o estimulo a outras inteligências dos estudantes; b) o fomento à compreensão de temas interdisciplinares complexos; c) o fomento à interdisciplinaridade; d) o reencontro com o prazer em estar em ambiente escolar; e) o fomento à interação social; f) a alfabetização para temas interdisciplinares complexos.

References

AZEVEDO; Sandra de C.; ARCANJO, Vinícius M.; CARDOSO, Haroldo J. M. Oficina de maquete: a busca por um aprofundamento do processo ensino-aprendizagem. EDUGEO - Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 287-297, jul./dez., 2017.

LIMA FILHO, Joaquim Brasil; SILVA, Marina Luz da; MADUREIRA, Hunos Paixão; IBIAPINA, Rawlinson Medeiros. Construção de uma maquete de sistema planetário como atividade auxiliar ao ensino de astronomia nos cursos de física. Revisa Brasileira de Ensino de Física, vol.39, n.3, e3504, mar 2017.

MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Revista Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis. v.17, n.4, p.758-64, out-dez 2008.

PICKLER, M. A.; SOUZA, D. C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Construção de maquete e aplicação de um jogo com educandos do ensino fundamental para abordagem dos conceitos mata ciliar e biodiversidade: um relato de experiência. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 7, n. 2, p. 259-274, jul./dez. 2007.

Published

2021-10-28

How to Cite

Rodrigues, F. R. N., & Brasil, Y. M. G. de M. (2021). Os benefícios do emprego educacional de maquetes: Uma revisão integrativa de literatura / The benefits of the educational use of mockups: An integrative literature review. Brazilian Journal of Development, 7(10). https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-413

Issue

Section

Original Papers