A Importância do Inventário Florestal para Fauna e Flora da Região Local/ The Importance of Forest Inventory for Fauna and Flora of the Local Region

Authors

  • João Soares Santos
  • Silvana Bezzera
  • Solange Alves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-463

Keywords:

ecossistema, homem, preservação ambiental, recursos.

Abstract

Ao longo dos anos percebe-se a interferência da ação humana  no meio ambiente.Fazendo um retrocesso histórico, é possível verificar que o Brasil sempre foi alvo da exploração de povos que viam neste país uma significativa  fonte de riqueza.

A Mata Atlântica, vegetação típica brasileira, pela diversidade de fauna e flora que sempre abrigou, sofreu desde o início da colonização do Brasil, danos que atualmente se refletem em dados destacando através de  paralelos temporais que da extensão original dessa referida vegetação, hoje tem-se apenas vestígios espalhados por determinados pontos do país. No estado de Sergipe, a Mata Atlântica está praticamente extinta pelas continuativas práticas históricas e atuais de culturas agrícolas e demais preparos para com o plantio.

Para servir como suporte a pesquisas para interesses a nível de indústria e no sentido de conscientizar a todos sobre a necessidade de preservação, o inventário florestal precede formas de identificação de desequilíbrios ecológicos e especifica a Mata Atlântica como ameaçada em toda sua biodiversidade. Os remanescentes da Mata Atlântica no Estado de Sergipe constituem-se em áreas estratégicas de conservação. São os recursos disponibilizados por esse ecossistema que poderão ser utilizados como fonte de pesquisa pra que haja o adequado manuseio, favorecendo assim, a preservação da fauna e flora da região em que se observa os impactos ambientais provocados pela destruição da Floresta Atântica.

References

ANDRADE, L.A. 2004: A fitossociologia como ferramenta para a conservação. Minicurso. XXVII Reunião Nordestina de Botânica. Março, 15p.

BOMFIM, L.F.C. 2002: Projeto Cadastro da Infra-Estrutura Hídrica do Nordeste: Estado de Sergipe. Diagnóstico do Município de Japaratuba. Aracaju.SE:CPRM

BRASIL. Resolução CONAMA nº 034, de 7 de dezembro de 1994. Define vegetação primária e secundária nos estágios inicial, médio e avançado de regeneração da Mata Atlântica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado de Sergipe.

LANDIM, M.F.; MOURA, D.; AMARAL, C.S.; MAIA, M.M. 1998: Fitossociologia de um remanescente de Mata Atlântica em Sergipe, Mata do Crasto. XLIX Congresso Nacional de Botânica, Salvador, BA, Resumos, p.345.

ODUM, E.P. Ecologia. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1975. 201p.

OLIVEIRA-FILHO, A.T. & RATTER, J.A. 1994: Database, woody flora of 106 forest areas of eastern tropical South America. Occasional Monographs, Royal Botanic Garden Edinburgh, Edinburgh.

PINTO, R.J. & OLIVEIRA-FILHO, A.T. 1997: Perfil florístico e estrutura da comunidade arbórea de uma floresta de vale no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil.

SANTOS, T.I.S. 2006: Composição Florística e Estrutura Horizontal de um Fragmento de Vegetação Ciliar no Rio Poxim-Açu, Monografia de conclusão de curso, São Cristóvão-Se

SIQUEIRA, E.R. & RIBEIRO, F.E. 2001: Mata Atlântica de Sergipe, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Aracaju, SE, Brasil.

SWAINE, M.D. & WHITMORE, T.C. 1988: On the definition of ecological species groups in tropical rain forest. Vegetatio 75:81-86.

VIANA, V.M.; DE MOZZI, O.A.; TUPINAMBA, M.S. 2008: O Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala. Secretaria de Estado do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Amazonas,

Brasil.

Published

2021-11-03

How to Cite

Santos, J. S., Bezzera, S., & Alves, S. (2021). A Importância do Inventário Florestal para Fauna e Flora da Região Local/ The Importance of Forest Inventory for Fauna and Flora of the Local Region. Brazilian Journal of Development, 7(10), 101591–101601. https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-463

Issue

Section

Original Papers