Estratégias utilizadas para a gestão do conhecimento em observatórios: uma revisão de escopo/ Strategies used for knowledge management in observatories: a scoping review

Authors

  • Cleunisse Aparecida Rauen de Luca Canto
  • Rogério Cid Bastos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-081

Keywords:

Observatórios. Informação. Gestão do conhecimento. Organizações. Universidades.

Abstract

A presente revisão de escopo visa identificar as estratégias adotadas pelos autores para a gestão do conhecimento em Observatórios. Observatórios, de acordo com a literatura, são espaços destinados a análise e interpretação de diferentes informações, disponibilizando-as de forma estruturada para organizações, instuições de educação e de pesquisa como suporte a tomada de decisão. Para esta revisão, a busca foi realizada no Banco Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da Universiade Federal de Santa Catarina, e não foram considerados outros estudos advindos de bases de dados científicas e no formato de artigos. Todos os estudos que possuíam o termo observatório no título foram considerados para verificação da elegibilidade. Os dados foram coletados e discutidos por dois revisores independentes. Os 56 estudos incluídos apresentaram informações que contribuem com a criação do conhecimento em universidades, institutos de pesquisa e organizações. As medidas descritas pela maioria dos estudos estão relacionadas a informações que possam subsidiar a tomada de decisão, a partir do uso da tecnologia e com resultados disponibilizados em plataformas digitais.

References

AGUIAR, A. C. B. de. A construção da cidadania por meio da educação fiscal: uma análise dos observatórios sociais. 2014. 279f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE.

AMARAL, M. A. Eficiência administrativa nas contratações públicas: a experiência do Observatório da Despesa Pública da Controladoria Geral da União. 2015. 130f. Dissertação (Mestrado). Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte/MG.

AQUINO, R. O. de. Estudo das políticas públicas de enfretamento à violência contra a mulher a partir do observatório do centro de referência da mulher Francisca Clotilde. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza/CE.

AZEVEDO, N. R. de. Modelos de mídia e de leitor: um estudo dos posicionamentos discursivos no website do Observatório da Imprensa (2009-2010). 2011. 223f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA.

BACK, S. Modelo de Observatório para apoio ao processo de inovação nas organizações: aplicação para as indústrias brasileiras de bens de capital. 2016. 376f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

BEUTTENMULLER, G. Observatórios locais de políticas públicas no Brasil: seu papel na produção, disseminação e transparência das informações. 2007. 205f. Dissertação (Mestrado). Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo/SP.

BREGOLIN, M. Inteligência territorial em turismo: aplicação do sistema de capitais para análise de observatórios de turismo da Europa e da América Latina. 2018. 330f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul/RS.

CANTO, C. R. L. C.; BASTOS, R. C.; BASTOS, L. C. Avaliação da qualidade da informação disponibilizada por Observatórios: revisão sistemática da literatura. ENANGRAD: Gestão da Aprendizagem, 23 a 25 de agosto de 2019.

CAPOVILLA, S. H. Mapeamento de experiências existentes nas universidades federais no combate à violência de gênero e contra as mulheres: subsídios para a construção do Observatório de Gênero Mulheres e Violência na UFSCar. 2016. 97f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP.

CAVALCANTI, R. T. Educação, estado e organizações sociais: um estudo sobre o papel do Observatório de Favelas na formulação e implementação de políticas públicas de juventude na região metropolitana de Recife. 2011. 150f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE.

CORBARI, A. T. Um estudo sobre os processos de modalização estabelecidos pelo par “é + adjetivo” em artigos de opinião publicados no jornal do Observatório da Imprensa. 2008. 162f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/PR.

CUNHA, P. dos S. Observatórios de mídia: conceito, práticas e fundamentos. 2011. 178f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE.

FOCHI, P. S. A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológicos: o caso do Observatório da Cultura Infantil (OBECI). 2019. 346f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP.

GARZÓN, M. P. T. Observatórios e ouvidorias: experiências de crítica midiática e cidadania na América Latina. 2011. 216f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.

GAZZOLA, L. de P. L. Observatório do judiciário sob a ótica do direito à saúde: repensando a dimensão processual e a aplicação de precedentes judiciais. 2014. 112f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG.

GEREMIAS, B. M. Produção de sentidos sobre tecnologia no grupo Observatório da Educação-Ciências: discursos e problematizações. 2016. 303f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

GROTTI, R. O projeto observatório da educação com foco em matemática e iniciação às ciências: possíveis contribuições na aprendizagem da docência e perspectivas de configurar-se como alternativa de atividades complementares na formação inicial. 2013. 170f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá/MT.

HANITA, M. Y. Programa Observatório da Educação e Desenvolvimento Profissional de Professores Iniciantes: um estudo a partir das produções da educação matemática. 2016. 126f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba/SP.

HELOU FILHO, E. A. Um modelo de gestão pública por indicadores de sustentabilidade em associação com observatórios urbanos. 2010. 203f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

LEVORCI NETO, A. Gestão do conhecimento como instrumento de gestão em uma IFES: diagnóstico e proposições para o Observatório Astronômico da UFRGS. 2017. 141f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre/RS.

LINDEMEYER, F. M. Organizações Públicas em Rede: análise do controle social no Observatório Social de São José sob a ótica da gestão social. 2017. 165f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

LINHARES, F. R. da C. Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores. 2011. 240f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG.

LINHARES, F. R. da C. Os significados de uma visita a um observatório astronômico: um estudo baseado nas memorias e emoções de estudantes. 2019. 430f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG.

LOPES, F. K. Observatórios de imprensa acadêmicos brasileiros: natureza, atuações e contribuições à formação jornalística. 2016. 249f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS.

MAGALHÃES, A. P. F. O Programa Observatório da Educação como escopo formativo: compreensões de professores da educação básica sobre leitura e escrita no ensino de ciências. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

MAGALHÃES, P. H. Abordagens midiáticas da violência contra os adolescentes sob o olhar crítico do Observatório da Imprensa. 2016. 95f. Dissertação (Mestrado). Programa de Saúde Coletiva, Universidade de Fortaleza, Fortaleza/CE.

MATTIELLO, K. Observatório Social de Maringá: as ações e os efeitos sobre a gestão pública. 2018. 107f. Tese (Doutorado). Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo/SP.

MELO, A. C. V. de. Formulação de um modelo de observatório para o turismo cinematográfico em Brasília. 2009. 135f. Dissertação (Mestrado). Centro de Excelência em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília/DF.

MODRO, N. R. Gestão do conhecimento & Governo Eletrônico: uma visão sistêmica para os observatórios sobre drogas. 2005. 127f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

MORAES, D. M. de. A importância do olhar do outro para a democratização do acesso à justiça: uma análise sobre o direito processual civil, o Poder Judiciário e o Observatório da Justiça Brasileira. 2014. 228f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade de Brasília, Brasília/DF.

NASCIMENTO, C. O. C. do. Observatórios etnoformadores: outros olhares em/na formação continuada de professores. 2007. 177f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA.

NEVES, M. S. de A. As políticas públicas de controle social e a criação de novos mecanismos institucionais no Brasil: um estudo de caso do ObservA – Observatório de Auditoria da Universidade Federal de Pelotas. 2016. 157f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS.

PEREIRA, A. J. da L. Observatórios astronômicos virtuais e o ensino de ciências. 2002. 71f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

PERES, L. N. Novo olhar sobre a qualidade da informação contábil: a ótica dos observatórios sociais. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP.

PÉREZ, L. G. Fatores de influência na avaliação dos observatórios sociais do Brasil sob a perspectiva da gestão de informação. 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

POLETTO, G. Estruturação do observatório brasileiro vitivinícola. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado). Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Caxias do Sul/RS.

REZENDE, C. Observatório de inovação social do turismo: prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. 2008. 128f. Dissertação (Mestrado). Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro/RJ.

SAHAIKO, A. B. Desvendando as formas de participação no estado democrático de direito: um estudo sobre a participação desenvolvida pelo observatório social de Irati-PR. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grassa, Ponta Grossa/RS.

SAMPAIO, A. C. M. A cultura da participação e o saber fazer do turismo: estudo de caso Observatório para o Turismo Sustentável de Cavalcanti. 2013. 175f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília/DF.

SANTOS NETO, P. M. dos. Análise da política de recursos humanos em saúde: o caso da rede observatório de recursos humanos em saúde do Brasil. 2012. 206f. Tese (Doutorado). Centro de Pesquisas Ageu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife/PE.

SANTOS, I. F. dos. Construção iterativa de uma ontologia com integração semântica para o observatório solar virtual do CRAAM. 2016. 73f. Tese (Doutorado). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP.

SARTORI, A.; VIEIRA, A. N. de C.; OLIVEIRA, R de; SIQUEIRA, R. N. de; MORAES, F.; BOTELHO, M. P.; PEREZ, B. Y. M. Modelos de gestão da informação e do conhecimento de uma instituição de ensino superior. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 25216-25232, nov. 2019.

SEIFFERT, A. P. Diagnósticos, inventários e observatórios linguísticos: aspectos metodológicos e papel político linguístico. 2014. 200f. Tese (Doutorado). Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

SILVA, D. de S. N. d. Controladoria na administração pública sob a ótica do controle social: o caso do Observatório Social do Brasil. 2017a. 136f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.

SILVA, L. A. Uma análise do Observatório da Educação Matemática da Bahia à luz da Teoria Social da Aprendizagem e da Teoria dos Códigos. 2017b. 167f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA.

SILVA, R. de B. da. Observatório Social do Brasil: identidade organizacional, controvérsias e desafios na coprodução do bem público. 2017c. 253f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

SILVA, L. H. da. O uso da tecnologia da informação no ensino: o Observatório da Educação. 2013. 114f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC.

SOARES, L. C. Observatórios de transporte e logística: diretrizes para um modelo conceitual. 2018. 199f. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de Brasília, Brasília/DF.

THEORGA, A. B. Os observatórios de turismo do Brasil. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado) Universidade de Brasília, Brasília/DV.

TRICCO, A. C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v.169, n. 7, p. 467, 2018. https://doi.org/10.7326/M18-0850

TRZECIAK, D. S. Modelo de observatórios para arranjos produtivos locais. 2009. 236f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

VASCONCELOS, W. R. M. de. Observatório da Saúde no Legislativo: informação e comunicação a serviço da participação social em saúde. 2009. 211f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília/DF.

VIANA, H. R. O controle social como instrumento para efetivação da cidadania no Brasil: um estudo a partir das redes Observatório Social do Brasil (OSB) e Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO). 2016. 263f. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP.

VICENTE, R. A. Múltiplas dimensões da aprendizagem: estudo das declarações de monitores do Observatório do Alto da Sé sobre a mediação. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife/PE.

ZAFFALON, D. N. Proposta para a implantação de um observatório de economia criativa na Universidade Federal de Pelotas. 2018. 66f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Faculdade de Administração e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS.

Published

2021-11-08

How to Cite

Canto, C. A. R. de L., & Bastos, R. C. (2021). Estratégias utilizadas para a gestão do conhecimento em observatórios: uma revisão de escopo/ Strategies used for knowledge management in observatories: a scoping review. Brazilian Journal of Development, 7(11), 109253–109264. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-081

Issue

Section

Original Papers