Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet

Authors

  • Elcio Schuhmacher
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-128

Keywords:

Sociedade do conhecimento, Literacia da Informação, Aprendizagem Significativa.

Abstract

As estruturas sociais, que fundamentaram a sociedade atual, se encontram em um processo de mudança, tanto em relação à economia, à cultura, à política e ao que se chama de espaço geográfico. Vive-se em um momento de adaptação a essas novas bases, ainda não claramente definidas, e que se centralizam na Sociedade do Conhecimento mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC são uma fonte imensurável de Informações disponíveis a um “clique”, em uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, a Internet. É dentro deste contexto, que o conhecimento ganha cada vez mais importância. Novos questionamentos e antigas convicções surgem: - como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? - como inserir o aluno nas TIC, facilitando o seu acesso a fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? Neste sentido, o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional reflete sobre o significado do conceito de Informação e Conhecimento, Literacia da Informação (LI) e discute a estratégia de busca de informações na Internet, principalmente a estratégia didática docente solicitada aos alunos em situações de pesquisa usando de um site de busca. Os temas foram avaliados pelos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. A pesquisa exploratória, que busca abordar o fenômeno, levantando informações que permitem conhecer mais a respeito do tema, parte do pressuposto de que o sistema educacional tem um papel fundamental na construção desta sociedade e que, para tanto, há que se elucidar como tornar os alunos competentes no manuseio, busca e uso das informações para poderem construir ou produzir conhecimento. O uso dos mecanismos de busca na Internet em atividades de sala de aula vem sendo uma estratégia recorrente de professores, que afirmam usá-la como forma do estudante assimilar as informações. Infere-se que as habilidades apontadas na LI como recursos instrucionais são potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa e que o entendimento destas habilidades, pelo professor, na organização da estratégia didática de busca da informação, é primacial, principalmente para que a esta possa promover o conhecimento de forma que seja significativa para o aluno e que articule um paralelismo entre as novas informações, a aprender, com o conhecimento imo.

References

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy: final report. Washington, D.C., 1989.

AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes. 1982.

__________________. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Editora Plátano, 2003.

___________________.; Novak, Joseph D.; Hanesian, Helen et al., 2ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. Tradução de: Educational Psichology.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3. São Paulo: Paz e terra. 1999.

_______________. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2003.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim., Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 25-40. 2007.

COUTINHO, Clara Pereira. & LISBOA, Eliana Santana. Sociedade da Informação, Conhecimento e Aprendizagem Desafios para a Educação no Século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011, pp. 5-22.

DELORS, Jacques. (org.)., Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012.

HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

________________; EARL, Lorna & RYAN, Jim. Educação para a mudança. Reinventar a escola para os jovens adolescentes. Porto: Porto Editor. 2001.

INTERNATIONAL FEDERATION LIBRARY ASSOCIATION. Diretrizes sobre Desenvolvimento de Habilidades em Informação para a Aprendizagem Permanente. 2011 Retirado de: https://repository.ifla.org/bitstream/123456789/440/1/ifla-guidelines-pt.pdf , Acessado 15/09/2021.

JONASSEN, David H. Computadores, Ferramentas cognitivas: Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora. 2007.

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas in: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: Concepções e perspectivas. São Paulo, Editora IJNESP, 1999.

MORAN, José Manuel. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n. 1 (set. 2000) UFRGS. PG em Informática na Educação, pp. 137-144.

__________________. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

MORO, Eliane L. da Silva, et al. A pesquisa escolar propiciando a integração dos atores – alunos, educadores e bibliotecários – irradiando o benefício coletivo e a cidadania em um ambiente de aprendizagem mediado por computador. In. Revista Novas Tecnologias da Educação Cinted-UFRGS, nº 01, março 2004.

Novak, Joseph D. Uma teoria de educação. São Paulo: Editora Pioneira. 1981.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, MCB Univer. Press, v. 9, n. 5, 2001.

OCDE. Knowledge Management in the Learning Society. Paris: OCDE. 2000.

PAPERT, Seymour. A Família em Rede. Relógio d’Água Editores. 1997.

PELLICER, Ester Gispert. “La Moda tecnológica en la educación: peligros de un espejismo”, Pixel-Bit-Revista de Medios y Educación, (nº 9 Junho), pp. 81- 92. 1997.

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: Revista Pátio. Ano VIII – Nº 31- Educação ao Longo da Vida – Agosto à Outubro de 2004.

SELWYN, Neil. Education in a Digital World: Global Perspectives on Technology and Education. New York and London: Routledge, Taylor and Francis Group, 2003.

UNESCO (2008). ICT competency standards for teachers. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Retrieved from http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209E.pdf

VEEN, Wim. VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: Educando na era digital. Porto Alegre, Artmed. 2009.

CORREIA DOS SANTOS, L.C.; VASCONCELOS C. A.; A importância das tecnologias da informação e comunicação no aperfeiçoamento do professor e resistências, Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, 2021.

SCHUHMACHER, Vera. Rejane. N., PINHO ALVES, José. e SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação (Bauru) [online]. v. 23, n. 3. 2017.

SCHUHMACHER, Elcio.; SCHUHMACHER, Vera Rejane N.; OLIVEIRA, Lia. R; COUTINHO, Clara. P.; A Literacia Mediática e Informacional em Alunos de Ciências Exatas, Revista Dynamis, v. 22, n. 1, pp. 3-13, 2016.

Published

2021-11-09

How to Cite

Schuhmacher, E., & Niedersberg Schuhmacher, V. R. (2021). Literacia da informação como estratégia de busca da informação na internet / Information literacy as an information search strategy on the internet. Brazilian Journal of Development, 7(11), 103582–103600. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-128

Issue

Section

Original Papers