Express Reg: Aplicativo para subsidiar gestores e equipes de Saúde com informações sobre os atendimentos realizados pelos profissionais do Samu 192 / Express Reg: Application to subsidize managers and Health teams with information about the care provided by professionals at Samu 192

Authors

  • Mirian Karen Fernandes de Lima
  • Simone Paula da Silva César
  • Deise Karine Cavalcante Leão
  • Enzo Lima Mella
  • Ricardo Luiz Ferreira da Silva Junior
  • Katyenny Christine Alessandra da Silva
  • Aleska Dias Vanderlei
  • Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa
  • Mara Cristina Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-170

Keywords:

SAMU. Aplicativo. Prontuários Eletrônicos

Abstract

Atualmente os aplicativos móveis estão contribuindo cada vez mais para a construção de uma nova forma de assistência em saúde, no qual as informações referentes à saúde das pessoas se fazem oportunas e onipresentes. O crescimento rápido dos dispositivos móveis tem permitido o desenvolvimento de aplicativos em diversas áreas, especialmente na área da saúde. Diversos estudos apontam que esses aplicativos, incluindo as informações geradas pelos mesmos, podem ser utilizados para otimização dos resultados e redução dos riscos em saúde, bem como, para compreensão dos fatores determinantes que promovem a saúde e/ou que levam à doença. O objetivo deste trabalho é transformar as fichas de Atendimento da Unidade de Suporte Avançado e Unidade de Suporte Básico da forma física para a forma digital utilizando um aplicativo que estará na forma android e IOS para subsidiar gestores e equipes de saúde com informações sobre os atendimentos realizados pelos profissionais do SAMU 192, cuja finalidade é melhorar a comunicação entre os profissionais da área da saúde, como também agilizar o preenchimento de dados no momento do atendimento. Essa ferramenta também pode nos proporcionar o arquivamento de dados de um paciente por tempo indeterminado, sem gerar acúmulo de papéis e facilitando o acesso na busca desses prontuários. Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo, com finalidade tecnológica, gerando um produto para fins práticos na rotina diária dos profissionais do SAMU 192.

References

SILVA, M. M.; SANTOS, M. T. P.; Os paradigmas de desenvolvimento de aplicativos para aparelhos celulares. Departamento de Computação – Universidade Federal de São Carlos., v.3, n2, P. 162-170, Maio – Agosto 2014.

TIBES, C. M. S.; DIAS, J. D.; ZEM-MASCARENHAS. S. H.; Aplicativos móveis desenvolvidos para a área da saúde no Brasil: Revisão integrativa da literatura. Ver. Mineira de Enfermagem. P. 471-478, 2014.

BARRA, D. C. C et al. Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde: Revisão integrativa da literatura. Ver. Texto contexto da Enfermagem. P.01-12, 2017.

O’DWYER, G et al. O processo de Implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil: estratégias de ação e dimensões estruturais. Caderno de Saúde Pública. P. 1-14, 2017.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle Secretaria Federal de Controle Interno RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMA DE GOVERNO Nº 61 SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU 192, Brasília – DF, 2016.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria MS nº 3.141 de 17/12/2009 Habilita Município a receber Unidades de Suporte Básico ou Avançado destinado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 Regional de Maceió (AL).

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria SAS/MS nº 316, de 5 de julho de 2004, que qualifica o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, do Município de Maceió (AL), à Rede Nacional de Atenção às Urgências.

Published

2021-11-11

How to Cite

de Lima, M. K. F., da Silva César, S. P., Cavalcante Leão, D. K., Mella, E. L., Silva Junior, R. L. F. da, da Silva, K. C. A., Vanderlei, A. D., Barbosa, K. G. N., & Ribeiro, M. C. (2021). Express Reg: Aplicativo para subsidiar gestores e equipes de Saúde com informações sobre os atendimentos realizados pelos profissionais do Samu 192 / Express Reg: Application to subsidize managers and Health teams with information about the care provided by professionals at Samu 192. Brazilian Journal of Development, 7(11), 104202–104212. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-170

Issue

Section

Original Papers