Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education

Authors

  • Neiva Gallina Mazzuco Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Aimê Cristine Bueno
  • Amanda Lopes Rocha Neres
  • Fernanda Mendonça Vaz
  • Marynara Oliveira
  • Rosana Maria de Oliveira
  • Vanessa Pilarski

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-188

Keywords:

Docência, Ensino Fundamental, Cotidiano Escolar.

Abstract

Temos por intencionalidade refletir e analisar a inserção do acadêmico de pedagogia no ambiente escolar, por meio da realização do Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de ensino II, o qual possibilitou o conhecimento do cotidiano escolar, com ênfase ao trabalho do coordenador pedagógico, considerando os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que embasam o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (CASCAVEL, 2008). Como metodologia, realizamos observações no espaço escolar e na sala de aula, entrevistas com a equipe pedagógica, elaboração de planos de aula e realização das respectivas regências em séries iniciais inseridas no Ciclo Básico de Alfabetização. Desenvolvemos, também, juntamente com a diretora, a equipe de coordenadores pedagógicos e os professores da escola pública do município de Cascavel, que foi o campo do estágio mencionado, um projeto de extensão que consistiu na análise dos descritores de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Por meio dessa experiência, obtivemos a percepção das características da sala de aula e da relação professor-aluno, entendendo que ela pode resultar em um ambiente agradável e proveitoso ou em um ambiente autoritário que, por consequência, limita a participação do aluno e a qualidade na apropriação do conhecimento. Constatamos, ainda, que os resultados quanto a essa apropriação também são decorrentes dos encaminhamentos teóricos e metodológicos utilizados pelo professor para explorar os conteúdos, o que pode ser enriquecido pela respectiva contextualização, mas com a certeza de que nosso compromisso maior é oportunizar o conhecimento científico ao aluno.

 

 

References

BARREIROS, R. C. De laços e sentidos: literatura infantil & formação de leitores nas séries iniciais. Ponta Grossa: UEPG/CEFORTEC, 2006.

BROTTO, I. J. de O. Alfabetização: um tema, muitos sentidos. 223f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

CASCAVEL (PR). Secretaria Municipal de Educação. Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel: Ensino Fundamental – anos iniciais. Volume II Cascavel: SEMED, 2008.

DANTAS, O. M. A. N. A.; MEDEIROS, J. L. O uso interdisciplinar da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. EDUCERE, XII Encontro Nacional de Educação. Anais do XII Encontro Nacional de Educação. PUC Paraná, 2015, p.13134-13149.

FAIFI, L. F. R. ...E eles queriam contar. São Paulo: Ática, 1995.

_______ . Caramelos da alegria. São Paulo: Ática, 1997.

FERREIRO, E. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Caderno de Pesquisa. (52):7-17, fev. 1985.

GIARDINETTO, J. R. B; MARIANI, J. M. O lúdico no Ensino de Matemática na Perspectiva Vigotskiana do Desenvolvimento Infantil. In: ARCE, A. (Org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013, p. 187-218.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

MAGALHÃES, L. M.; VARGAS, S. L. Produzindo textos escritos na alfabetização inicial. Educação. Foco. UFJF, MG, Edição especial, 2015, p. 99-118.

MORINIÈRE, Aurelien. Os três porquinhos. Zastras, 2005.

SMOLE, K. C. S. Textos em Matemática: Por que não? In:______; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades práticas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 28-63.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, Artmed Editora: São Paulo, p. 96-100, fev. 2004.

SOUSA, Mauricio de. João e o pé de feijão. Girassol Brasil Edições LTDA, 2015.

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, Dez. 2008. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300010&lng=en&nrm=iso Acesso: 29/11/2017.

Published

2021-11-11

How to Cite

Mazzuco, N. G., Bueno, A. C., Neres, A. L. R., Vaz, F. M., Oliveira, M., de Oliveira, R. M., & Pilarski, V. (2021). Reflexões acerca do estágio supervisionado sob a forma de prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental / Reflections on supervised internship in the form of teaching practice in the early years of elementary education. Brazilian Journal of Development, 7(11), 104465–104476. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-188

Issue

Section

Original Papers