Localização de Empreendimentos Uma abordagem através de otimização não linear / Enterprise Localization An approach through nonlinear optimization

Authors

  • Marco Antônio Rahal Sacoman

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-534

Keywords:

Otimização, Engenharia, Administração, Logística.

Abstract

A determinação da localização de empreendimentos é aplicada em localização de aeroportos, escolas, armazéns, centrais de tratamento de resíduos, fábricas e hospitais, entre outros. A localização entre vários locais possíveis é um problema de logística importante, pois, uma vez localizado, o custo de transporte entre os centros envolvidos na rede estará determinado. O problema da localização preocupa-se em determinar local específico para unidades de distribuição de produtos ou de prestação de serviços e o objetivo é determinar a quantidade e a localização ideal destas unidades de forma a atender da melhor maneira possível um conjunto de usuários cuja localização é conhecida. O problema do abastecimento de n destinos a partir de m origens, pode ser estudado com uma variedade de hipóteses e métodos. Se as origens e os destinos, são locais conhecidas com quantidades também conhecidas, tem-se um problema de transporte. Se existirem centros intermediários que podem ser de passagem ou de armazenamento dos bens distribuídos, tem-se um problema de transbordo. Ambos podem ser resolvidos através da programação linear. Se houver origem, destino, local de passagem ou de armazenamento a ser determinado, tem-se um problema de localização cujo objetivo é minimizar custos ou maximizar lucros da rede logística e as restrições podem representar o atendimento à procura satisfazendo os níveis de serviço, o mínimo transportado para o sistema ser viável, o tempo máximo chegada ao cliente, entre outras. Para localização de múltiplas instalações utilizam-se técnicas de programação não linear ou de simulação. Neste trabalho utiliza-se técnica de programação não linear.

References

Bazaraa, M. S.; Sherali, H, D.; Shetty, C. M. Nonlinear Programming: Theory and Algorithms. 3. ed. Hoboken-New Jersey: Wiley-Interscience, 2013. 1046 p.

Frontline Systems Inc. Optimization Tutorial for Solver Users. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2012.

Lasdon, L. S.; Waren, A. D.; Ratner, M. W. GRG2 Users’s Guide. University of Texas at Austin, 1980.

Luenberger, D. G.; Yinyu, Y. Linear and Nonlinear programming. 3. ed. New York: Springer Verlag, 2008. 546 p.

Microsoft Corporation. Microsoft Excel Solver. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2012.

Sacoman, M. A. R. Otimização de Projetos. Energia na Agricultura, v. 13, p. 66-76, 1998.

Sacoman, M. A. R. Otimização de Projetos utilizando GRG, Solver e Excel. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012, Belém. Anais ... Belém: COBENGE, 2012. 12p.

Sacoman, M. A. R. Pesquisa Operacional - Teoria, Exemplos, Programas. Bauru: DCo-FC-Unesp, 2019. 260 p.

Para desenvolvimento e teste de Programa Computacional baseado no Método GRG

ABADIE, J. Méthode du Gradient Réduit Généralisé: Le Code GRGA. Paris: Életricité de France, 1975.

CARPENTIER, J.; ABADIE, J. Généralisation de la Méthode du Gradient Réduit de Wolfe au cas des Contraintes Non Lineaires. IV International Conference on Operational Research. Anais... In: PROCEEDINGS OF ... OPERATIONS RESEARCH SOCIETY OF AMERICA. New York: D. B. Herts and J. Melese, 1966.

HOCK, W.; SCHITTKOWSKI, K. Test Examples for Nonlinear Programming Codes. 1. ed. Berlin: Springer-Verlag, 1981. 187 p.

SCHITTKOWSKI, K. More Test Examples for Nonlinear Programming Codes. 1. ed. Berlin: Springer-Verlag, 1987. 265 p.

Published

2021-11-29

How to Cite

Sacoman, M. A. R. (2021). Localização de Empreendimentos Uma abordagem através de otimização não linear / Enterprise Localization An approach through nonlinear optimization. Brazilian Journal of Development, 7(11), 109522–109536. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-534

Issue

Section

Original Papers