Do jogo ao Jogo da água do Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, RJ, Brasil (2001) / From the game to the Water Game at the Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Oswaldo Cruz Foundation, RJ, Brazil (2001)

Authors

  • Cíntia Mariza do Amaral Moreira
  • Juliano Melquíades Vianello
  • Rosilene de Athayde Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-565

Keywords:

Jogo, Jogo da Água do Museu da Vida, Prática de Ensino FFP/UERJ.

Abstract

A comunicação constitui revisão de literatura do Jogo da Água, Museu da Vida, COC, FIOCRUZ. A introdução relaciona o trabalho ao mestrado MPGTQAC e à criação de um jogo da água complementar à dissertação de Rosilene de Athayde Gonçalves, sobre a gestão sustentável da água, Jogo sobre a água e o desenvolvimento sustentável, aplicável a uma biblioteca pública, orientadores Cíntia Mariza do Amaral Moreira e Juliano Melquíades Vianello. O item “Jogo e jogo tradicional” refere-se à contribuição de Huizinga (1999) e Vigotsky (1984) para o estudo do jogo e o desenvolvimento do conhecimento; alude aos trabalhos: Games of the World (1982) e Dictionnaire des Jeux  (1964) para falar do jogo tradicional; o item  o “Jogo da Água e o Museu da Vida, COC, FIOCRUZ” apresenta: descrição do desenho do tabuleiro do jogo, criado pelo Projeto Design de Materiais Concretos para Uso em Educação Científica e em Saúde - PAPES II (1999-2001); referências resumidas sobre o protótipo do Jogo da Água, produzido em 2001, por Saboya; Oliveira, Pereira; Silva e Castro, projeto PAPES II, mencionando o trabalho de Gruzman e Reis (2001); alude à aplicação do Jogo da Água na FFP, UERJ, e E. E. Tarcísio Bueno em 2004, a partir de Relatório Técnico de Pesquisa, disciplina Pratica de Ensino, FFP, UERJ 2004; e, menciona a aplicação do Jogo da Água ao Colégio Pedro II, São Cristóvão, Programa de Vocação Científica PROVOC e do trabalho de Silva, A. M. O. Concepções de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Dengue: uma contribuição para o Jogo da Água, 2004. Sugere-se a revisão do Jogo da Água, FIOCRUZ. Por fim indica-se estratégia para um jogo sobre água complementar à dissertação já mencionada.

References

BÁRBARA; S. M. de Oliveira. O Jogo da Água. 2001. Iniciação Científica. (Graduanda em Desenho Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Antonio de Saboya.

DICTIONNAIRE DE JEUX. Organização Renaud Matignon. Prefácio Rabecq-Maillard. Editor René Alleau. Paris: Tchou, 1964.

GONÇALVES, Rosilene de Athayde. Jogo sobre a água e o desenvolvimento sustentável, aplicável a uma biblioteca pública. Dissertação de Mestrado. MPGTQAC, USU. Orientadora: Cíntia Mariza do Amaral Moreira. Rio de Janeiro: USU, 2020.

GRUZMAN, C; REIS, B. . Tecnologia Educacional no Museu: o jogo Águavida. In: Encontro Sobre Pesquisa em Educação, Comunicação e Divulgação Científica em Museus: O Museu e Seus Públicos - Negociação e Complexidade, 2001, Rio de Janeiro. Textos do Seminário Museu e Seus Públicos - Negociação e Complexidade. Rio de Janeiro, 2001. v. 1. p. 126-133.

GRUZMAN, C; SCHALL, V.; SEIBEL, M. I.; REIS, B. ; Rocha, V. ; MEIREIS, A. . O Jogo da Água: conversando sobre saúde e ambiente. In: III Bienal de Pesquisa da Fiocruz - Inovação Tecnológica em Saúde, 2002, Rio de Janeiro. Anais da III Bienal de Pesquisa da Fiocruz - Inovação Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. v. 1.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

PROJETO DESIGN DE MATERIAIS CONCRETOS PARA USO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EM SAÚDE, desenvolvido pelo Centro de Criação do Museu da Vida como parte do Projeto PAPES Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde, integrante: Luiz Antônio de Saboya. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999 - 2001.

RELATÓRIO TÉCNICO DE PESQUISA DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Disciplina Prática de Ensino: Professora Cintia Mariza do Amaral Moreira. São Gonçalo: UERJ, FFP, 2004.

SABOYA; L.A. OLIVEIRA, B. S. M. ; PEREIRA, C. C. M. ; SILVA, R. P. ; CASTRO, M. A. D. . Jogo da água. 2001.

SABOYA, L. A. Jogando com a água: quais são as possibilidades?. I Congresso Int. Pesq. Em Design e V Congresso Bras P D Em Design, 2002.

SCHALL, V.; SEIBEL,I.; BAETA, A.; GRUZMAN, C.; e REIS, B.1998. Relatório do Programa PAPES 2, Projeto Teoria e prática no Uso de materiais Concretos em Educação Científica e Saúde. Rio de janeiro: Fundação Oswaldo Cruz.

SILVA, A. M. O. Concepções de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Dengue: uma contribuição para o Jogo da Água. 2004. Orientação de outra natureza. (Programa de Vocação Científica - PROVOC) - Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Carla Gruzman.

VIGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Ed Martins Fontes, 1984.

Published

2021-12-29

How to Cite

Moreira, C. M. do A., Vianello, J. M., & Gonçalves, R. de A. (2021). Do jogo ao Jogo da água do Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, RJ, Brasil (2001) / From the game to the Water Game at the Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Oswaldo Cruz Foundation, RJ, Brazil (2001). Brazilian Journal of Development, 7(12), 118612–118624. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-565

Issue

Section

Original Papers