Obtenção de lignina a partir de pré-tratamento organossolve da biomassa de eucalipto usando glicerina bruta / Obtaining lignin from organosolve pretreatment of eucalyptus biomass using raw glycerin

Authors

  • Izabela da Silva Lima Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Vítor Babilônia Barcelos
  • Mylene Cristina Alves Ferreira Rezende
  • Vinicius Rossa
  • Ricardo Reis Soares

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-004

Keywords:

Pré-tratamento, Biomassa, Glicerina bruta, Lignina.

Abstract

 

Na busca por fontes alternativas de energia, a biomassa vem se destacando devido à sua abundância e versatilidade energética. Além da geração de energia através da queima, a biomassa lignocelulósica, composta principalmente por celulose, hemicelulose e lignina, também pode ser utilizada na produção de biocombustíveis e diversos produtos de interesse econômico, como por exemplo, produtos da lignina. Objetivando a separação dos componentes da biomassa para geração de produtos de valor agregado, realizou-se nesse trabalho o pré-tratamento organossolve da biomassa residual de eucalipto, utilizando como solvente a glicerina bruta, subproduto na produção do biodiesel. Foram definidas como variáveis para análise do processo, a temperatura, o tempo de reação e a concentração de glicerina bruta em água,. Após o pré-tratamento, obteve-se uma biomassa deslignificada (fase sólida), e uma fase liquida (licor negro) contendo a lignina extraída. Com uma etapa posterior de decantação ácida do licor negro, a lignina foi separada e quantificada. A partir de análise estatística, encontrou-se que os pré-tratamentos realizados em maior temperatura (220°C) e concentração (80%), apresentaram melhores extrações de lignina, obtendo como valor ótimo 11,25g de lignina/100g de biomassa. O uso de resíduos no pré-tratamento e a obtenção da lignina podem viabilizar a realização do processo, pois geram redução de custos e produtos de interesse comercial.

 

 

References

IPEF – Anuário Estatístico da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvore) 2018 – Ano Base 2017. Disponível em: https://iba.org/datafiles/publicacoes/relatorios/digital-sumarioexecutivo-2018.pdf. Acesso em 21/03/2019

OLIVEIRA, C. A. P. Estudo do pré-tratamento do bagaço de cana-de-açúcar com ácido acético diluído em sistema pressurizado. p. 28-29, 2016.

ROMANÍ, A. et al. Valorization of Eucalyptus wood by glycerol-organosolv pretreatment

within the biorefinery concept: An integrated and intensified approach. Renewable Energy, v. 95, p.1-9, 2016.

SCHUCHARDT, U.; RIBEIRO, M. L. A indústria petroquímica no próximo século: como substituir o petróleo como matéria-prima? Química Nova, v. 24, n. 2, p. 247-251, 2001.

TAPPI - Technical Association of The Pulp and Paper Industry. TAPPI test methods T264 om-88: "preparation of wood for chemical analysis". Atlanta: Tappi Technology Park, 1996, v.1.

ZHANG K, PEI Z, WANG D. Organic solvent pretreatment of lignocellulosic biomass for biofuels and biochemicals: a review. Bioresour Technol. 2016; 199:21–33.

Published

2019-11-01

How to Cite

Lima, I. da S., Barcelos, V. B., Rezende, M. C. A. F., Rossa, V., & Soares, R. R. (2019). Obtenção de lignina a partir de pré-tratamento organossolve da biomassa de eucalipto usando glicerina bruta / Obtaining lignin from organosolve pretreatment of eucalyptus biomass using raw glycerin. Brazilian Journal of Development, 5(11), 22702–22708. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-004

Issue

Section

Original Papers