Gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde em um hospital do Paraná / Two waste management services at the hospital in Paraná

Authors

  • Carolina Sgarbossa
  • Rafaela Limons

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-024

Keywords:

Resíduos de serviços de saúde, Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, Saúde e segurança ocupacionais.

Abstract

Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) representam uma pequena parcela de resíduos gerados no Brasil. Porém, necessitam de um manejo diferenciado devido ao potencial de risco que possuem para a saúde e meio ambiente. Em virtude disto, cada estabelecimento gerador é obrigado a implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Neste contexto, analisou-se o PGRSS de um hospital do município de Ponta Grossa, no Paraná, com a finalidade de analisar sua implementação e versar sobre a importância de normas de segurança ocupacional. A pesquisa ocorreu por meio de visitas ao local, pesquisas bibliográficas e consultas ao PGRSS. Nas visitas foram observados os procedimentos em todas as etapas do gerenciamento e foram constatadas algumas inconsistências. Propôs-se a elaboração de um manual com o objetivo de orientar como proceder ao manejo dos RSS. Portanto, é conclusiva para esta pesquisa a importância da implantação adequada de um PGRSS para qualquer estabelecimento de atenção à saúde.

References

ARMOND, G. A.; AMARAL, A. F. H. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Medis Editora Médica e Cientifica Ltda: Rio de Janeiro, 2001.

BARROS, Raphael Tobias de Vasconcelos et al. Elementos de gestão de resíduos sólidos. Belo Horizonte: Tessitura, 2012.

BRASIL. ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada – RDC no 306, de 7 de dezembro de 2004.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 32 – Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2005.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA. Resolução CONAMA no 358, de 29 de abril de 2005.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Caderno estatístico do município de Ponta Grossa. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=84000>. Acesso em: 22 out. 2019.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PONTA GROSSA. Prefeitura Municipal. Plano Diretor de Ponta Grossa. Ponta Grossa: 2006. Disponível em: <http://www.pontagrossa.pr.gov.br/planodiretor>. Acesso em: 22 out. 2019.

VALIM, Marília Duarte; MARZIALE, Maria Helena Palucci. Avaliação da exposição ocupacional a material biológico em serviços de saúde. Texto & Contexto Enfermagem, vol. 20, 2011, pp. 138-146. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

Published

2019-11-04

How to Cite

Sgarbossa, C., & Limons, R. (2019). Gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde em um hospital do Paraná / Two waste management services at the hospital in Paraná. Brazilian Journal of Development, 5(11), 22636–22944. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-024

Issue

Section

Original Papers