Educomunicação: o uso de tecnologias digitais nas aulas de ciências naturais e matemática no Cariri Cearense/ Educomunication: the use of digital technologies in natural and math science classes in Cariri Cearense

Authors

  • Marcus Henrique Linhares Ponte Filho
  • Audaiza Pereira Gomes
  • Joselma Felix de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-130

Keywords:

Educomunicação, Ensino, Democracia.

Abstract

Este trabalho é fruto de estudos realizados pelos autores a respeito do uso de tecnologias digitais em escolas públicas nas cidades de Abaiara-Ce e Brejo Santo-Ce (região do Cariri cearense). O estudo foi respaldado nos pressupostos teóricos da Educomunicação (área de estudos em expansão no Brasil) e procurou descobrir como professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das disciplinas de ciências e matemática fazem uso de recursos tecnológicos (TV, computador, celular, etc.) em suas aulas. A pesquisa teve caráter quantitativo, e foram consultados 33 docentes de ciências e matemática através da aplicação de questionários que tinham por objetivo descobrir como era a rotina profissional desses professores e como as tecnologias estavam presentes em suas aulas. Foi constatado que o uso de tecnologias por parte dos docentes tem caráter instrumental, servindo apenas como suporte aos conteúdos abordados (mas com pouca participação dos alunos na realização dessas atividades). Além disso, pôde-se perceber um discurso de rejeição dos professores ao uso de certas tecnologias em sala de aula (como a TV ou o celular), revelando que os docentes de ciências e matemática das cidades consultadas ainda guiam suas práticas pedagógicas de forma centralizadora e unilateral. Assim, o próprio uso de tecnologias que os professores afirmaram fazer revelou-se pouco democrático e distante dos valores políticos e cidadãos defendidos pela Educomunicação (SOARES, 2011).

References

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

CAMARGO, Luiz Octavio de Lima. Educação para o lazer. Coleção Polêmica. São Paulo: Moderna, 1998.

FÍGARO, Roseli; BACCEGA, Maria Aparecida. Sujeito, comunicação e cultura: Jesus Martin-Barbero. In: CITELLI, Adilson Odair & COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 5ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEKSENAS, Paulo. O uso do livro didático e a pedagogia da comunicação. In:

PENTEADO, Heloisa Dupas. Pedagogia da comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão em sala de aula. 7ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2007.

OROZCO-GOMEZ, Guillermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adilson Odair & COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

PONTE FILHO, M.H.L. Entre a utilização instrumental e a Educomunicação: uma análise dos usos da TV na educação a partir dos discursos de professores e gestores escolares. Fortaleza: UFC, 2016. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

SAVIANI, Dermeval. Educação em diálogo. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

SOARES, Ismar. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

Published

2019-11-12

How to Cite

Filho, M. H. L. P., Gomes, A. P., & Figueiredo, J. F. de. (2019). Educomunicação: o uso de tecnologias digitais nas aulas de ciências naturais e matemática no Cariri Cearense/ Educomunication: the use of digital technologies in natural and math science classes in Cariri Cearense. Brazilian Journal of Development, 5(11), 24471–24485. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-130

Issue

Section

Original Papers