Estudo das argamassas antigas da igreja de n. sA do Amparo dos homens pardos em São Cristóvão SE/BR/ Study of the ancient mortars of the church of n. Sheels of mold men in Saint Christmas SE / BR

Authors

  • Eder Donizeti da Silva
  • Melissa Bastos Goes
  • Karoline Padilha de Paulo
  • Roberto Rangel de Souza Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-198

Keywords:

arquitetura, história, argamassas, preservação, patrimônio.

Abstract

Na conservação e restauro das categorias patrimoniais e, em específico, do patrimônio cultural material, os tratamentos técnicos das degradações que ocorrem nos objetos portadores de juízo de valor histórico e estético ensejam a busca dos conhecimentos construtivos do passado e do presente. Este artigo relata pesquisa de Iniciação Científica realizada na Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Arquitetura e Urbanismo entre agosto de 2017 e julho de 2018, na área de materiais, que analisou e caracterizou as argamassas da Igreja de N. Sa do Amparo dos Homens Pardos construída em meados do século XVIII na Cidade de São Cristóvão, interior do Estado de Sergipe. O objetivo geral é conhecer a produção de argamassas antigas e buscar alternativas para “curar” patologias relacionadas a fenômenos como umidades, cristalizações, “leprosidades” e outros agentes aos quais os objetos patrimoniais estão suscetíveis. Portanto, revelam-se técnicas antigas muito conhecidas da produção de argamassas de “saneamento” restaurador, demonstram-se propriedades e características das argamassas de restauro e suas composições (areia, cal, saibro, argilas, sais, cinza de carvão, etc.), e se ocorreu a associação do pó cerâmico, de escória de aciaria, de resíduos vegetais ou animais (sangue, gordura, sementes, cinzas, óleos, etc.) encontrando no parâmetro de respeito ao passado e de seu conhecimento, um agir no presente e no futuro. O estudo é constituído por pesquisas históricas sobre a cidade de São Cristóvão e edificação, acrescida de experimentos laboratoriais a partir de coleta de amostras nesta Igreja, resultando em dados que permitem a determinação das características das argamassas de reboco/emboço deste patrimônio, inventário sobre a caracterização de argamassas e técnicas construtivas antigas nas edificações históricas do Estado de Sergipe, assim como fontes de dados gerais para outras pesquisas que venham a ser desenvolvidas na área da Tecnologia da Preservação e Restauro.

References

Arquivo Judiciário de Sergipe – Petição de 05-11-1863 C.SC 10 Bens Religiosos – Caixa 01/127.

Azevedo, Paulo Ormindo de. (Coord.). 1980. Plano Urbanístico de São Cristóvão. Vols. II e III. Grupo de restauração e renovação arquitetônica e urbanística. FAU-UFBA, Salvador.

Bens Móveis e Imóveis inscritos nos Livros do Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 1997. 4 ed. Rio de Janeiro: IPHAN.

Costa, Lúcio. 1995. Registro de uma Vivência. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil.

Do Cosmógrafo ao Satélite. 2000. Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Rio de janeiro: UFRJ.

Fortes, Manoel de Azevedo. 1729. O engenheiro português. Lisboa: Manoel Fernandes da Costa. V. 2.

Henriques, Fernando M. A. 2007. Humidade em Paredes. Lisboa: LNEC.

Kanam, Maria Isabel. 2008. Manual de conservação e intervenção em argamassas a base de cal. Brasília/DF: IPHAN/Programa Monumenta.

Karasch, Mary, 2010. “Construindo comunidade: as irmandades dos pretos e pardos”. História Revista. Revista da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História Universidade Federal de Goiás. Goiânia, v. 15, n. 2, jul./dez. p. 257-284. doi: 10.5216/hr.v15i2.14128.

Mapa Político Regional Rodoviário e Turístico. 2003. São Paulo: Trieste.

Nascimento, José Anderson. 1981. Sergipe e seus Monumentos. Aracaju: Gráfica J. Andrade.

Nunes, Maria Thetis. 1989. Sergipe Colonial I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Oliveira, Mario Mendonça de. 2002. Tecnologia da conservação e da restauração – materiais e roteiros: um roteiro de estudos. Salvador: EDUFBA/ABRACOR.

Oliveira, Mario Mendonça. 2008. “From Vitruvius’s ceramic powder additives to modern restoration”. Lisboa: HMC 08 – 1st Historical Mortals Conference, 24 a 26 de setembro de 2008. p. 3.

Pinho, Fernando F. S. 2008. Paredes de Edifícios Antigos em Portugal. 2 ed. Lisboa: LNEC.

Polião, Marco Vitruvio. 1999. Da arquitetura. Trad. e notas Marco Aurélio Lago Negro. São Paulo: HUCITEC; Fundação Para a Pesquisa Ambiental.

Reis Filho, Nestor Goulart. 1968. Evolução Urbana do Brasil (1500/1720). São Paulo: Pioneira.

Rodriguez, José Coscollano. 2003. Restauración y Rehabilitación de edificios. Madrid: THONSON/PARANINFO.

Tinoco, Jorge Eduardo Lucena. 2009. MAPAS DE DANOS – RECOMENDAÇÕES BÁSICAS: textos para discussão, série 2, gestão de restauro. Olinda: CECI.

Vasconcellos, Silvio de. 1979. Arquitetura no Brasil: Sistemas Construtivos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

Veiga M. R., Aguiar J., Santos Silva A., Carvalho F. 2004. Conservação e renovação de revestimentos de paredes de edifícios antigos. Lisboa: LNEC.

VIII Simpósio Nacional dos Professores de História. 1975. “Roteiro de visita à S. Cristóvão e Laranjeiras”. Aracaju: UFS/ 04 de setembro de 1975.

Published

2019-11-19

How to Cite

Silva, E. D. da, Goes, M. B., Paulo, K. P. de, & Teixeira, R. R. de S. (2019). Estudo das argamassas antigas da igreja de n. sA do Amparo dos homens pardos em São Cristóvão SE/BR/ Study of the ancient mortars of the church of n. Sheels of mold men in Saint Christmas SE / BR. Brazilian Journal of Development, 5(11), 25304–25329. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-198

Issue

Section

Original Papers