Comissão própria de avaliação (CPA): relato de uma prática de autoavaliação bem sucedida / Own evaluation committee (CPA): report of a successful self-evaluation practice

Authors

  • Nelson Lambert de Andrade
  • Geovany Rosa Pires
  • Denise Aparecida Gomes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-368

Keywords:

autoavaliação, educação superior qualidade, regulação.

Abstract

Este artigo trata-se de um relato de experiência de atuação de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) na realização do processo de autoavaliação. O objetivo é divulgar como o trabalho desenvolvido pela CPA tem contribuído no processo de tomada de decisões da IES, repercutindo em melhorias dos processos administrativos e pedagógicos nos serviços prestados e na qualidade de ensino. Demonstra-se que, após dez anos de Sinaes, ainda hoje, o grande desafio do processo de avaliação da qualidade do ensino superior é o de transformar as culturas estabelecidas, superar atitudes negativas, historicamente arraigadas quanto à avaliação no cenário educacional e obter mais participação de todos os envolvidos. A CPA é o canal de diálogo entre a comunidade acadêmica e os gestores no processo de avaliação institucional e traz, em sua própria constituição, potencialidades que, se bem aproveitadas, podem gerar maximização de resultados para todos.

 

References

AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000.

ANDRADE, N. L. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade de São Paulo Puc/SP. São Paulo, 2015.

BONNIOL, J.J.; VIAL, M. Modelos de Avaliação – Textos Fundamentais. Porto Alegre, ARTMED, 2001. BRASIL. Plano diretor da reforma do aparelho de estado (1995). Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf. Acesso em 3 fev. 2016.

______. Avaliação externa das instituições de educação superior: diretrizes e instrumento. Brasília: MEC/CONAES/INEP. 2006.

______. Portaria MEC nº 92, de 31 de janeiro de 2014. Aprova em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação. Brasília: MEC/2014. DOU nº 24 terça -feira, 4 de fevereiro de 2014, Seção1, Página 5

BRESSER-PEREIRA, L. C. Sociedade civil: sua democratização para a reformado Estado. In: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; WILHEIM, J.; SOLA, L. (Orgs.). Sociedade e estado em transformação. São Paulo: Unesp/Enap, 1999.

CAMPOS, V. F. TQC – Controle e gestão da qualidade: No estilo japonês. FCO/UFMG – Belo Horizonte (1992).

CÁRIA, N. P.. A parceria das empresas de educação privadas com as redes de educação do sul de Minas Gerais. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade de São Paulo Puc/SP. São Paulo, 2012.

DIAS SOBRINHO, J. Educação superior sem fronteiras. Cenários da globalização: bem público, bem público global, comércio transnacional? Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior - RAIES, Campinas, v. 9, n. 2, p. 9-29, jun. 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MENDES, G. S. C.; MUNHOZ, A. M. H. Instrumentos de avaliação diversificados: um aspecto da avaliação processual e do trabalho pedagógico. Revista Série Acadêmica. Campinas: PUC- Campinas n 22, jan-dez, 2007.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Published

2022-04-19

How to Cite

de Andrade, N. L., Pires, G. R., & dos Santos, D. A. G. (2022). Comissão própria de avaliação (CPA): relato de uma prática de autoavaliação bem sucedida / Own evaluation committee (CPA): report of a successful self-evaluation practice. Brazilian Journal of Development, 8(4), 28373–28388. https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-368

Issue

Section

Original Papers