Literatura e ensino de espanhol: a literatura fantástica e o contexto hispano-americano / Literature and the teaching of spanish: fantastic literature and the hispan-american context

Authors

  • Lidiane da Silva Monteiro
  • André Luís de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-607

Keywords:

gênero, discurso, ficção.

Abstract

A aprendizagem de uma língua não se detém ao conhecimento vocabular, da gramática ou da pronúncia. A articulação de palavras na composição textual e o reconhecimento de tipos de textos também são elementos importantes, bem como reconhecer os tipos de linguagens e os contextos em que estão inseridos. Por isso, o objetivo deste artigo constitui-se em demonstrar que a literatura pode ser uma mediação poderosa para a aprendizagem. Desse modo, apresentamos um estudo sobre a literatura fantástica, no contexto hispano-americano, e também sobre os aspectos verbais, sintáticos e semânticos, presentes alguns relatos fantásticos. Em função disso, realizou-se um estudo qualitativo a respeito de contos de autores argentinos, tais como: Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo e, a partir disso, analisamos o discurso, os tipos de narrativas, a estrutura dos enredos e as relações semânticas e pragmáticas, pois constituem elementos importantes no estudo da literatura e da compreensão textual. Assim, com esta pesquisa, foi possível identificar os elementos culturais que estão inseridos na estrutura de uma língua e que podem ser refletidos na produção literária de um país e, assim, estabelecer parâmetros a respeito das características predominantes, haja vista que a literatura argentina se caracteriza por ser uma literatura de imaginação.

 

References

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. (Tradução: Bezerra, Paulo). São Paulo: Editora 34, 2016.

BORGES, J. L. Ficciones. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 3ª ed. 2016.

CHIAMPI, I. O realismo maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, (2ª edição – 2ª reimpressão), 2015.

GALEANO, E.; BENEDETTI, M.; MONTERROSO, A.; CORTÁZAR, J.; GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, (7ª edição – 9º impressão), 2004.

GARRIDO GALLARDO, M. Á. Nueva introducción a la teoría de la literatura. Madrid: Editorial Síntesis, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, (1ª. Edição – 11ª. Reimpressão), 2018.

MARQUES, M. H. D. Iniciação à semântica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 5ª ed. 2001.

MESQUITA, S. N. O enredo. São Paulo: Ática, 3ª ed. 1994.

OCAMPO, S.; ARREOLA, Juan José; PAZ, Octavio; PIÑERA, Virgilio; VALLEJO, César. Relatos fantásticos latinoamericanos. Madrid: Editorial Popular, 2ª edição, 1989.

PAULS, A. El factor Borges. Barcelona: Editorial Anagrama, 2004.

SAER, Juan José. El concepto de ficción. Barcelona: Rayo Verde, 2016.

SARLO, B. Jorge Luis Borges, um escritor na periferia. (Tradução: Jr., Samuel Titan). São Paulo: Iluminuras, 2008.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, (4ª. edição – 3ª. Reimpressão), 2010.

Published

2022-04-28

How to Cite

Monteiro, L. da S., & Araújo, A. L. de. (2022). Literatura e ensino de espanhol: a literatura fantástica e o contexto hispano-americano / Literature and the teaching of spanish: fantastic literature and the hispan-american context. Brazilian Journal of Development, 8(4), 32021–32037. https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-607

Issue

Section

Original Papers