A atenção farmacêutica no combate ao câncer de mama / Pharmaceutical attention in the fight against breast cancer

Authors

  • Mayara Barbosa dos Santos
  • Raquel Neves Pequeno
  • Rodrigo Lima de Souza
  • Rodrigo Nunes Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-181

Keywords:

câncer de mama, oncologia, cancerologia, atenção farmacêutica.

Abstract

INTRODUÇÃO: O farmacêutico que trabalha na área de oncologia tem sua importância, com relação ao tratamento do câncer, pois estes fazem a opção e aquisição dos fármacos, inclusive até a manipulação dos quimioterápicos. A funcionalidade do farmacêutico vem colaborando para a garantia de qualidade das orientações, informações e procedimentos com relação aos quimioterápicos e, por conseguinte, para a segurança do paciente. OBJETIVO: Verificar a importância do acompanhamento farmacoterapêutico as pacientes com câncer de mama. MÉTODOS: Estudo de revisão sistemática, utilizando as palavras-chave “Câncer de mama; Detecção precoce da cancerologia, Prevenção e Diagnóstico da oncologia.” e a ferramenta de busca acadêmica b-on, que contém diferentes bases bibliográficas. Foram aplicados os critérios PRISMA para redigir o relatório da revisão. Foram incluídos artigos originais de pesquisa quantitativa e qualitativa. Os critérios de exclusão foram: relatos anteriores a 2015, artigos que não aborde o objetivo do estudo, ou contextualizados numa língua diferente do português. RESULTADOS: Iniciou-se a pesquisa com 160 textos e foram selecionados e incluídos neste trabalho 20 artigos que mostraram a doença “câncer de mama”, prevenção, seu diagnostico, tratamento e a utilidade da atenção do profissional farmacêutico. CONCLUSÕES: É possível combater o câncer de mama, existem atitudes cientificamente provadas que ajudam a diminuir o risco da doença e diversos estudos também comprovam que a atenção farmacêutica faz toda a diferença, devido a orientação do uso dos medicamentos para tentar minimizar os riscos, e promover uma terapia mais segura e eficaz.

References

ALBERTI, F.F.; CARDOSO, M.B.S.; CANTERLE, L.P.; DONINI, E.K. Cuidado farmacêutico aplicado a mulheres com câncer de mama na Atenção Primária à Saúde. Revista Saúde (Sta. Maria). 2018.

ARRUDA R.L., TELES E.D., MACHADO N.S., OLIVEIRA F.J.F., FONTOURA I.G., FERREIRA A.G.N. Prevenção do câncer de mama em mulheres atendidas em Unidade

Básica de Saúde. Revista Rene, São Paulo: 2015.

ASSIS, M. de.; SANTOS, R.O.M. de.; MIGOWSKI, A. Detecção precoce do câncer de mama na mídia brasileira no Outubro Rosa. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 2020.

BARBOSA, Y.C.; RABÊLO, P.P.C.; AGUIAR, M.I.F. de.; AZEVEDO, P.R.; CORTÊS, S.L.S. Detecção precoce do câncer de mama: como atuam os enfermeiros da atenção primária à saúde? Rev. APS. 2018.

Brasil, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.

Departamento de Assistência Farmacêutica e

Insumos Estratégicos. Cuidado farmacêutico na atenção básica - Caderno 2 - Capacitação para Implantação dos Serviços de Clínica Farmacêutica. Brasília: 2015.

BRASIL, CFF. RESOLUÇÃO Nº 711, DE 30 JULHO DE 2021. Disponível em <https://in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-711-de-30-julho-de-2021-337525053 > Acesso mar/2022.

FERREIRA, B.A.; CAMARGO, D.C.T.; RODRIGUES, F.S.; LEITE, I.A.B.; AQUINO, I.O.; MOURA, J.L.N. de.; SCHIVITTS, J.O.; CHAGAS, L.S.; RAMSDORF, M.T.A. O que você precisa saber sobre o câncer de Mama. Proex – UFGD – Grande Dourados: 2021.

GOSS, P.E.; INGLÊS, J.N.; PRITCHARD, K.I.; ROBERT, N.J.; MUSS,H.; GRALOW, J.; GELMON, K.; WHERLAN, T.; STRASSER-WEIPPL, K.; RUBIN, S.; STURTZ, K.;WOLFF, A.C.; WINER, E.; HUDIS, C.; STORPEC, A.; BECK, J.T.; KAUR, J.S.; PARULEKAR,W.R. Estendendo a terapia adjuvante com inibidor de aromatase para 10 anos. Epub: 2016.

HORITA, C.M.B.;GARCIA, E.C.; NATÍVIO, J.; MARQUES, M.S.; SANTANDA, P.G.; SANTOS, S.A.S. dos. Câncer de Mama. Secretária Municipal de Saúde de Campinas: 2021.

INCA, Instituto Nacional do Câncer. O que é câncer e como prevenir. Disponível em <https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer> Acesso mar/22.

MIGOWSKI, A.; STEIN, A.T.; FERREIRA, C.B.T.; FERREIRA, D.M.T.P.; NADANOVSKY, P. Diretrizes para detecção precoce do câncer de mama no Brasil. I – Métodos de elaboração. CSP Cadernos de Saúde Pública. 2018.

NOVARTIS, Saúde Brasil. Fundamentos em |Oncologia. Revista Saúde Brasil. Farmácia e Oncologia. Disponível em <https://saudebrasilnet.com.br/sistema/Fotos/19122016101850.pdf> Acesso em fev/22.

NUNES FILHO, Mário. Avaliação dos resultados clínicos de um serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa ofertado a pacientes em tratamento do câncer de mama. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

OLIVEIRA, Paulo Vinícius de. O farmacêutico em oncologia – o que temos, podemos e fazemos. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Araraquara – São Paulo: 2013.

RANGEL, C.O.; GELATTI, G.T.; SALAZAR, R.F.S.; COLET, C.F.; BANDEIRA, V.A.C.; HORN, R.C. Avaliação da adesão ao tratamento com Tamoxifeno por mulheres com câncer de mama. Rev. Epidemiol. Controle Infecç. Santa Cruz do Sul: 2020.

RIBEIRO, Maria Ângela. Implementação e sistematização de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa oferecida a pacientes com câncer de mama. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

SALOMON, M.F.B.; MENDONÇA, J.V. de.; PASQUALETTE, H.A.P.; PEREIRA, P.M.S.; SONDERMMAN, V.R.M. Câncer de mama no homem. o Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (CEPEM) – Rio de Janeiro: 2015.

SILVA, M.J.F. da; OSORIO-DE-CASTRO, C.G.S., Organização e práticas da assistência farmacêutica em oncologia no âmbito do Sistema Único de Saúde. e. Interface, Botucatu: 2019.

SPÍNOLA, T.S.; FERREIRA, K.M.N.; ARAUJO, V.H. de. Radiação ionizante e câncer de mama: um estudo com mulheres

quilombolas de barrocas. Brazilian Journal of Development: 2021

WAITZBERG, A.F.L.; PRIGENZI, K.C.K. Câncer de mama. Sociedade Brasileira de Patologia. UNIFESP: 2022.

Published

2022-05-09

How to Cite

dos Santos, M. B., Pequeno, R. N., de Souza, R. L., & Fonseca, R. N. (2022). A atenção farmacêutica no combate ao câncer de mama / Pharmaceutical attention in the fight against breast cancer. Brazilian Journal of Development, 8(5), 35429–35444. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-181

Issue

Section

Original Papers