Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students

Authors

  • Carla Graciela Batista de Aguiar
  • Diógenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-320

Keywords:

Sexualidade. Escolas. Novas tecnologias.

Abstract

A sexualidade é responsável por uma parcela significativa de uma vida plena e saudável, está inserida em todas as esferas da sociedade e representa uma etapa muito importante da formação moral e psicológica do indivíduo. O presente estudo visa refletir sobre os fatores que dificultam o favorecimento da propagação de conhecimento sobre orientações sexuais no espaço escolar em análise uma turma de 8º ano de o Ensino fundamental da rede pública do município de João Alfredo- PE. Uma variante que necessita ser destacada é que o aluno deve atuar como propagador de seu conhecimento utilizando as novas tecnologias a seu favor e para isso o ambiente escolar deve dar noções assertivas de sites confiáveis de pesquisas, bem como direcionamento do senso crítico no sentido de buscas aos questionamentos. Como objetivo geral destaca-se o reconhecer tecnologia como uma das possiblidades para a expansão da retirada de dúvidas relativas à sexualidade e específicos identificar mecanismos seguros para busca do tema sexualidade nas redes sociais e desenvolver o senso crítico do aluno sobre sites seguros de busca para as pesquisas. Sendo assim, as orientações repassadas na escola devem ser consistentes e provocar as necessidades dos mesmos em nível de ajuda para sanar as dificuldades e até mesmo as ansiedades, por muitas vezes injustificadas por falsas ideias e conceitos.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa contando com o apoio dos teóricos EISENSTEIN (2013), FOUCAUT (1982), FERREIRA& LEÃO (2015) entre outros que montarão o referencial dando base ao tema.

 

 

References

EISENSTEIN, Evelyn. Desenvolvimento da sexualidade da geração digital: Adolescência e saúde. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Krla/Downloads/v10s1a08%20(4).pdf

FERREIRA, G. R.; LEAO, A. M. C. Estudo dos cursos de formação em Educação Sexual que utilizam as tecnologias digitais. In: IV Seminários Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador - Bahia. Anais IV Seminário Enlaçando Sexualidades (2015). Salvador: Eduneb, 2015.

FREIRE. P. Crescendo de Bem com a vida. Salto para o Futuro [S.l.: s.n.]. 16 Ago. de 1997.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: A Vontade de Saber. RJ: Graal, 1984.

GUIA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL: Diretrizes e Metodologia (da pré-escola ao 2º grau). São Paulo: Casa do Psicólogo; Fórum Nacional de Educação e Sexualidade, 1994.

GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Sexualidade: tecnologias distintas ou instrumentos pesquisa. Revista RAE, São Paulo, 2001.

GUIMARÃES, E. B. Gravidez na adolescência: fatores de risco. In: Saito, M.I. & Silva, E.V. Adolescência – Prevenção e Risco. São Paulo, Atheneu, 2001.

MONTEOLIVA, José Maria. O dilema da sexualidade. 4ª edição. São Paulo: Editora Loyola, 1990.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

RIBEIRO, C. Saberes, poderes, verdades: imbricando rizomaticamente gêneros, sexualidades e E(e)ducação. Revista Instrumento, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p.147-154, jul./dez. 2010.

MONESI, A. A. Adolescência e vivência da sexualidade. In M. Ribeiro (Org.), Educação Sexual: Novas ideias, novas conquistas (pp. 91-100). Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1993.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conversando sobre DST/Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 1994.

ZAGURY, Tânia. O Adolescente por ele mesmo. São Paulo: Record, 2008.

Published

2019-11-27

How to Cite

Aguiar, C. G. B. de, & Coutinho, D. J. G. (2019). Sexualidade e novas tecnologias: uma análise de conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental / Sexuality and new technologies: a knowledge analysis of 8 th grade elementary students. Brazilian Journal of Development, 5(11), 27033–27048. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-320

Issue

Section

Original Papers