A literatura como ferramenta de inclusão: análise do uso de textos literários como mediadores de contextualizações históricas e contribuições para o meio social na escola estadual Tereza dos Santos - Município de Itapiranga-AM / Literature as a tool for inclusion: analysis of the use of literary texts as mediators of historical contextualization and contributions to the social environment in the State school Tereza dos Santos - municipality of Itapiranga-AM

Authors

  • Eliana Miquéias Borges do Carmo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Arlindo Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-141

Keywords:

letramento literário, literatura, educação, ensino, metodologias.

Abstract

Este artigo foi elaborado com a finalidade de abordar a percepção da literatura e sua relevância na ótica de alunos de segunda série do ensino médio na disciplina de Língua Portuguesa, e, dessa forma verificar de que forma esses alunos concebem a literatura e sua relevância para o pensamento crítico literário. Nesse sentido, foi realizado uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário para trinta alunos de ambos os sexos, visando retratar as visões de literatura e textos literários no plano local (Amazonas) e nacional. Procurou-se verificar também quais são os hábitos de leitura, as implicações das tecnologias de informação e o interesse pela leitura, além das modalidades de leitura e seus gêneros. Na análise desta dissertação, objetivou-se ressaltar o papel da escola na formação de leitores e, da disciplina de Língua Portuguesa na formação das competências literárias. Constatou-se que é necessário o uso em sala de aula de mais estratégias para motivar o aluno a procurar na literatura, em primeiro plano a local, para a compreensão da realidade e, a possibilidade de agir sobre ela, transformando-a para o exercício da cidadania. Conclui-se que é necessário intercalar os movimentos literários da literatura brasileira à literatura regional, como fonte de inspiração para a continuidade e garantia do hábito de leitura.

References

ALMEIDA, Alessandra Figueira. Produção literária de Celdo Braga: uma abordagem linguística e cultural. Manaus: UFAM, 2021 (Trabalho de termino de curso).

BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela, ano IV, n. 8, p. 1-35, jun. 2010.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Pensamento e ação no magistério: alfabetização e linguística. 5.. ed. São Paulo: Scipione, 2016.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014 a. _______. Letramento literário: teoria e prática. 2ª edição. São Paulo: Contexto, 2014.

COSTA, A literatura infanto-juvenil indígena amazonense: história, mito e memória. Monografia (Licenciada no Curso de Letras) Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Parintins-AM, 2017.

KLEIMAN, Angela B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Brasília DF: MEC; Campinas SP: Cifiel, 2011.

LAJOLO, Marisa. Texto não é pretexto. In ZILBERMAN, Regina (org.) Leitura em crise na escola: As alternativas do professor. 11ª ed. Porto Alegre Mercado Aberto, 1999.

______. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2015.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004

LUCKESI, Cipriano. Estados de consciência e atividades lúdicas. In: PORTO, Bernadete (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: UFBA, 2004.

PEREIRA, Tatiana Oliveira. A literatura infantojuvenil amazonense: a ilustração como ferramenta de produção textual. Manaus: Universidade Estadual do Amazonas, 2018 (Trabalho de término de curso).

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

SILVA, Ilcilene. Contos da Amazônia: uma proposta de leitura e escrita literárias. Cuiabá: UEMT, 2016 (trabalho de término de curso).

SOUZA, M. A expressão amazonense do colonialismo ao neocolonialismo. 3. ed. Manaus: Editora Valer, 2010.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING,Tania (Org.). Escola e leitura. São Paulo: Global, 2009

Published

2022-06-07

How to Cite

do Carmo, E. M. B., & Costa, A. (2022). A literatura como ferramenta de inclusão: análise do uso de textos literários como mediadores de contextualizações históricas e contribuições para o meio social na escola estadual Tereza dos Santos - Município de Itapiranga-AM / Literature as a tool for inclusion: analysis of the use of literary texts as mediators of historical contextualization and contributions to the social environment in the State school Tereza dos Santos - municipality of Itapiranga-AM. Brazilian Journal of Development, 8(6), 44736–44751. https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-141

Issue

Section

Original Papers