Educação de surdos: a prática pedagógica em Petrolina-PE e Juazeiro-BA / Deaf education: the pedagogical practice in Petrolina-PE and Juazeiro-BA

Authors

  • Getro Barbosa dos Reis
  • Cosme Batista dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-245

Keywords:

educação para surdos, práticas pedagógicas, petrolina e juazeiro, inclusão.

Abstract

Os municípios de Juazeiro – Bahia e de Petrolina - Pernambuco formam uma Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE), que desempenham as políticas públicas de educação voltada para a formação educacional dos surdos. No entanto, observa-se que a prática se difere da teoria, uma vez que embora a educação para surdos tenha uma ampla gama de estudos e documentos capazes de orientar os agentes envolvidos nesse cenário, ainda assim é possível notar a dificuldade em atender as adequações ideais. O presente artigo tem como objetivo perpassar pelas práticas pedagógicas em instituições educacionais de ensino básico para estudantes surdos da educação básica em Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Através de uma pesquisa bibliográfica, a intenção é trazer a tona uma pauta pouco discutida academicamente na localidade em questão, contribuindo assim para o desenvolvimento de novas reflexões a partir de um olhar mais crítico em relação as práticas pedagógicas na educação de alunos surdos nos municípios de Juazeiro – BA e Petrolina – PE. Para compor o artigo, foram consultados documentos já existentes, como legislações, livros, pesquisas e estudos, contribuindo assim para a construção da temática. Ainda, foi possível considerar que as práticas pedagógicas podem e devem ser exploradas nessa região de diversas formas, levando em consideração as inúmeras especificidades da região, cenário, contexto e alunos.

References

FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

FILHO, Fadel David Antonio. Fronteiras da Geografia: Sobre a Palavra “Sertão”: Origens, Significados e Usos No Brasil (Do Ponto De Vista Da Ciência Geográfica). Ciência Geográfica - Bauru - XV - Vol. XV - (1): Janeiro/Dezembro – 2011.

FONTE, Z. M. L. F. da. A educação de surdos e a prática pedagógica dos professores ouvintes: análise a partir do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2005.

SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A Educação Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão: Revista da Educação Especial. Out/2005. p. 7- 18. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf . Acesso em: 08 jun. 2022.

SANTANA. Ana Paula. Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo, Plexus, 2007.

SCHLUNZER, E.T.M.; BENEDETTO, L.S.; SANTOS, D. A. N. O que é libras? Acervodigital.Unesp. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47933/1/u1_d24_v21_t01.pdf Acesso em: 08 jun. 2022.

Published

2022-06-15

How to Cite

dos Reis, G. B., & dos Santos, C. B. (2022). Educação de surdos: a prática pedagógica em Petrolina-PE e Juazeiro-BA / Deaf education: the pedagogical practice in Petrolina-PE and Juazeiro-BA. Brazilian Journal of Development, 8(6), 46362–46377. https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-245

Issue

Section

Original Papers